page view

Candidata do PSD à Amadora esclarece que é seu o plano para erradicação da Cova da Moura

No esclarecimento feito esta quarta-feira, a candidatura de Suzana Garcia explica que aquilo que pretendeu transmitir é que "tem um plano também para o Governo e não um plano do Governo".

27 de agosto de 2025 às 16:35

A candidata do PSD à Câmara da Amadora nas próximas eleições autárquicas, Suzana Garcia, esclareceu esta quarta-feira que o plano de erradicação do bairro da Cova da Moura não é da responsabilidade do Governo, mas sim da própria.

"A candidatura de Suzana Garcia à presidência da Câmara Municipal da Amadora vem esclarecer que o plano de erradicação das barracas da Cova da Moura, e de todos os núcleos de construção ilegal existentes no concelho, é uma proposta da própria candidata, que está a ser cuidadosamente desenvolvida pela sua equipa técnica e política há mais de três meses", refere uma nota enviada à agência Lusa.

O esclarecimento da candidatura de Suzana Garcia surge no mesmo dia em que o jornal Observador publicou uma notícia em que fonte do Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH) nega que este gabinete tenha algum acordo com a candidata social-democrata para a erradicação do bairro da Cova da Moura, no concelho da Amadora.

Anteriormente, em declarações à Lusa, Suzana Garcia tinha assegurado que estava a desenvolver com o Governo um programa que prevê a demolição de todas as construções ilegais e barracas, garantindo o subsequente realojamento de mais de 2.000 famílias em novas habitações.

"Já tenho um programa feito com o Ministério das Infraestruturas. Estamos a trabalhar há uns três meses na erradicação da Cova da Moura e vou mesmo erradicar aquilo tudo", afirmou.

No esclarecimento feito esta quarta-feira, a candidatura de Suzana Garcia explica que aquilo que pretendeu transmitir é que "tem um plano também para o Governo e não um plano do Governo".

"O plano está a ser concluído pela candidata, que sendo eleita presidente da Câmara o apresentará ao Governo, de forma a assegurar apoios e enquadrar recursos nacionais e comunitários", ressalvam.

Além de Suzana Garcia, concorrem à Câmara da Amadora o atual presidente, Vítor Ferreira (PS), João Pimenta Lopes (PCP/PEV), Anabela Rodrigues (BE), Rui Paulo Sousa (Chega) e Hugo Lourenço (Livre).

No atual mandato, 2021-2025, o executivo da Câmara da Amadora, presidido por Vítor Ferreira, é composto por seis eleitos do PS (incluindo o presidente), três da coligação Dar Voz à Amadora (PSD/CDS-PP/Aliança/MPT/PDR) e um da CDU.

As próximas eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8