Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Candidato troca de camisola

João Gouveia, presidente da Câmara de Soure eleito pelo PSD, abandonou o partido e vai candidatar-se às próximas autárquicas como independente pelo PS.
16 de Maio de 2005 às 00:00
A ‘troca de camisola’ deixou a população surpreendida.
Na apresentação da sua candidatura, o autarca esclareceu que a mudança se deveu ao facto de estar “desiludido” com o PSD. “Não me revejo em práticas que nada têm a ver com a minha maneira de estar”, disse.
Sublinhando que continua “adepto da social-democracia”, João Gouveia considera, no entanto, que “qualquer contrato, mesmo de filiação partidária, não pode, nem deve ser eterno”. Assegura que não está “de passagem para outra margem” e que a sua candidatura é “o resultado do entendimento de responsáveis distritais e nacionais do PS com a minha vontade pessoal”.
Apanhados de surpresa, os eleitores de Soure não se alongam nos comentários. “A política não vale nada, trocam mais depressa de casaco do que eu de camisa”, diz Cândido Ramos. Armando Neves considera “pouco normal o que se está a passar” e Manuel Pereira Ramos classifica a situação de “puro oportunismo”.
A situação não é nova no distrito de Coimbra. Em 1993 o presidente da Câmara de Tábua, Ivo Portela, foi eleito nas listas do PSD; quatro anos mais tarde ganhou a autarquia pelo PS. Ainda é o presidente da Câmara.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)