Eleição está marcada para o dia 16 de abril.
Os candidatos ao Conselho Superior de Defesa Nacional realçaram esta quinta-feira a "extrema importância" deste órgão no atual contexto geopolítico, sublinhando a relevância de Portugal pertencer à NATO e continuar a ser aliado dos EUA.
Na audição na Comissão de Defesa que antecede a eleição marcada para dia 16 de abril - e que exigirá a aprovação por uma maioria de dois terços dos deputados -- Bruno Ventura (PSD), que será estreante nestas funções caso seja eleito, realçou que este órgão tem "uma extrema importância" num momento em que se intensificam conflitos a nível mundial.
"São tempos de exigência que tornam este órgão de maior importância no aconselhamento do Presidente da República", sublinhou.
O deputado do PSD notou ainda que Portugal vive um período exigente dada a sua posição simultaneamente europeia e atlântica: "A nossa maior fronteira é marítima, partilhada com os Estados Unidos da América, mas somos simultaneamente membros da União Europeia".
Pelo PS, o deputado Francisco César, que já desempenha estas funções e é recandidato ao cargo, salientou que o CSDN é um fórum onde participam os vários órgãos de soberania (Presidente da República, que o preside, Governo e parlamento), além dos chefes dos três ramos militares e do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) e de representantes das Regiões Autónomas.
Francisco César notou que este órgão, "que não reunia muitas vezes", em virtude do contexto atual "tem vindo a acelerar essas reuniões" e a intensificar o debate sobre várias matérias, algo que considerou "bastante positivo".
O deputado, eleito pelo círculo eleitoral dos Açores, sublinhou ainda a importância estratégica para Portugal da Base das Lajes, situada naquele arquipélago, local onde são acompanhadas embarcações russas e de outras nacionalidades e estão localizados importantes cabos submarinos, essenciais para comunicações globais.
Interrogados pelo Chega, na voz de Nuno Simões de Melo, sobre o futuro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), numa altura em que o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, ameaça sair desta aliança, ambos os deputados sublinharam a importância de Portugal continuar empenhado nesta organização.
Bruno Ventura afirmou que a NATO é a aliança "mais bem sucedida e mais estratégica para o futuro da segurança do Estado português" e notou comportamentos distintos dos dois blocos que pertencem à Aliança Atlântica.
Por um lado, a União Europeia tem como "primeira prioridade, em caso de tensão mundial um apelo à diplomacia para a resolução de conflitos". Por outro, "o aliado mais determinante da União Europeia na Aliança", os EUA, muitas vezes recorre à força "para forçar a diplomacia".
O social-democrata acrescentou que "a defesa do interesse do Estado português" será o seu "princípio orientador" nas análises que fizer neste Conselho.
Sobre o "velho aliado" EUA, o socialista Francisco César concordou na importância de manter a cooperação com os norte-americanos, mas salientou que Portugal deve ter "uma perspetiva lúcida", tendo a coragem para dizer "ao amigo" quando "está bem, ou quando achamos que está mal".
Numa referência à utilização da Base das Lajes no conflito com o Irão, Francisco César realçou: "É possível dizer a um aliado que pode utilizar a nossa base, mas nós não concordamos com determinadas ações que foram tomadas, mas a utilização da nossa base deve ser feita a partir de determinadas condições. Responsabilizando o velho aliado e responsabilizando naturalmente o Estado português pela fiscalização do que acontece".
Sobre o futuro da NATO, Francisco César disse que "essa é a questão para um milhão de dólares", apontando para um contexto internacional incerto e instável. Ao mesmo tempo, a União Europeia "precisa de tempo para fazer o que não fez", ou seja, investir em Defesa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.