Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

CANDIDATURA DE VITORINO EM DIFICULDADES

O primeiro-ministro reconheceu ontem as dificuldades quanto à possibilidade de António Vitorino vir a ser presidente da Comissão Europeia, mas garantiu estar disposto a continuar a apoiar o comissário português.
15 de Maio de 2004 às 00:00
Durão Barroso recebeu ontem o seu homólogo da Irlanda
Durão Barroso recebeu ontem o seu homólogo da Irlanda FOTO: Tiago Petinga/Lusa
"Desde o início que sabemos que esta é uma questão difícil, mas continuamos a achar que é uma questão pela qual vale a pena lutar. Achamos que o comissário Vitorino tem, de facto, boas condições para desempenhar aquele cargo", declarou Durão Barroso.
O chefe do Executivo escusou-se a dizer quais as suas expectativas sobre a hipótese de António Vitorino suceder ao italiano Romano Prodi na presidência da Comissão Europeia. O chefe de Governo falava no final de uma reunião com o seu homólogo irlandês e presidente em exercício da União Europeia (UE), Bertie Ahern, que esteve ontem de manhã em Lisboa. Bertie Ahern está a realizar uma "ronda das capitais", com o objectivo de preparar a reunião de chefes de Estado e de governo europeus, que irá decorrer a 17 e 18 de Junho, em Bruxelas.
Ahern escusou-se a revelar se apoia ou não António Vitorino, alegando estar "em consultas". "Estou em consultas com vários colegas e, até ao dia 17 de Junho, haverá um relatório. Só depois se procederá às nomeações, nomeadamente do comissário europeu", declarou Bertie Ahern, quando questionado sobre a questão. Bertie Ahern frisou ainda a importância de se escolher a "pessoa certa" para a presidência da Comissão Europeia, que deverá ocupar o cargo durante os próximos cinco anos. O primeiro-ministro irlandês e presidente da UE em exercício acrescentou ainda que existem muitos nomes que estão a ser ponderados e que, neste momento, importa saber quem está "verdadeiramente interessado" no lugar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)