Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Carmona pondera saída da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, está a pensar sobre o que vai fazer se Santana Lopes decidir regressar à presidência da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e não afasta a hipótese de abandonar a autarquia de Lisboa e regressar à vida académica.
5 de Março de 2005 às 00:00
Carmona Rodrigues está em Tenerife a pensar no que vai fazer
Carmona Rodrigues está em Tenerife a pensar no que vai fazer FOTO: Manuel de Almeida
Segundo apurou o CM, Carmona Rodrigues, que se encontra em Tenerife, Espanha, vai manter o silêncio até o primeiro-ministro cessante tomar uma posição definitiva, o que deverá acontecer até à a tomada de posse do novo Governo, dia 12. Tal como noticiou o nosso jornal na edição de ontem, Santana Lopes e Carmona Rodrigues já abordaram o assunto quarta-feira de manhã, mas nada se decidiu. Ficou apenas a convicção de que o regresso à CML é possível.
Se tal acontecer, não haverá lugar a uma transicção tranquila, não por causa da posição que Carmona possa tomar – o CM sabe que, apesar de tudo, as relações pessoais entre Carmona e Santana não foram afectadas –, mas sim pelo clima de tensão que se vive entre os vereadores. Uma das consequências do regresso de Santana poderá ser a demissão imediata do vereador das Finanças, Fontão de Carvalho. Este vereador eleito pelo PS não tinha pelouros no tempo de Santana Lopes, mas com a subida de Carmona à presidência da CML aceitou o pelouro das Finanças.
Em maus lençóis poderá estar também o vereador do PSD Moreira Marques por se ter manifestado, há dias, contra o regresso de Santana, a sete meses das autárquicas.
Resta dizer que Santana, se reassumir o mandato, terá de pedir à CML uma delegação de competências para, por sua vez, subdelegá-las nos vereadores (atribuir pelouros). Ora, quem delega competências no presidente da CML são os 17 vereadores, oito do PSD, quatro do PS, outros tantos do PCP e um do CDS. Assim, basta que Moreira Marques vote contra para o ‘caldo’ se entornar.
Ver comentários