Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Carrilho desafia Mendes

A candidatura de Manuel Maria Carrilho à Câmara de Lisboa desafiou ontem o presidente do PSD, Marques Mendes, a esclarecer se foram ou não oferecidos lugares em empresas municipais a membros do Partido Nacional Democrático (PND) e do Partido Popular Monárquico (PPM) em troca do apoio político ao candidato Carmona Rodrigues.
14 de Agosto de 2005 às 00:00
Carrilho pressiona PSD
Carrilho pressiona PSD FOTO: Tiago Sousa Dias
“Em nome da dignificação da política e do interesse público”, a candidatura de Carrilho exige, agora, uma explicação ao PSD, pois Carmona já desmentiu que tenha aliciado alguém com cargos em troca de apoio. E ontem reafirmou-o, através de fonte da sua candidatura, depois de o líder do PND, Manuel Monteiro, ter igualmente reafirmado ao ‘Expresso’ que o candidato ofereceu lugares em empresas municipais a Jorge Ferreira, dirigente do partido. Jorge Ferreira, aliás, confirmou há uma semana ao CM ter sido aliciado por Carmona para a Assembleia Municipal de Lisboa e, posteriormente, para um cargo numa empresa municipal.
Já Manuel Monteiro, apesar de insistir nas acusações a Carmona, expressa-lhe o seu apoio. Mais, deseja-lhe “os maiores sucessos”.
O mesmo apoio é expresso também pelo líder do PPM, Nuno da Câmara Pereira, que recusou confirmar ou desmentir ao CM o alegado negócio entre o seu partido e o candidato apoiado pelo PSD.
Carmona Rodrigues confirmou, entretanto, que convidou dois alegados membros do PPM para integrar a lista de candidatos à Assembleia Municipal: “O que se confirma é aquilo que aconteceu há quatro anos e que é, neste caso, a inclusão de duas pessoas do PPM como independentes nas lista do PSD à Assembleia.”
Já Marques Mendes mantém o silêncio, recusando responder aos desafios do candidato do PS, Manuel Maria Carrilho, depois de instado pela Agência Lusa.
A candidatura de Carrilho solicitou, em comunicado, ao líder do PSD um esclarecimento “definitivo” sobre “se estas práticas políticas e este jogo obscuro que tem vindo a ser noticiado [ver apoios] é do conhecimento e merece a aprovação do partido”.
ACUSAÇÕES
MANUEL MONTEIRO
Manuel Monteiro, líder do PND, contou há uma semana ao ‘Expresso’ que o PSD tinha vetado a inclusão de Jorge Ferreira na lista de Carmona, propondo, um cargo numa empresa.
MOREIRA MARQUES
Moreira Marques, vereador do Desporto, foi excluído da lista de Carmona, sendo-lhe oferecido o cargo de provedor do munícipe, segundo o ‘Público’.
CÂMARA PEREIRA
Segundo o ‘Independente’, Carmona terá negociado com o PPM um lugar na EGEAC, para Gonçalo da Câmara Pereira, em troca do apoio político.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)