Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Carrilho lidera sondagem

O candidato socialista Manuel Maria Carrilho lidera as intenções de voto para as eleições autárquicas do próximo 9 de Outubro em Lisboa, de acordo com uma sondagem revelada esta quinta-feira.
14 de Julho de 2005 às 09:03
A sondagem, realizada pela Universidade Católica para o jornal 'Público', coloca Carrilho na liderança com 41 por cento das intenções de voto contra 36 por cento para o candidato do PSD em Lisboa, Carmona Rodrigues, actual vice-presidente da Câmara de Lisboa.
Este favoritismo de Carrilho foi apurado ao abrigo de uma fórmula estatística que calcula a percentagem de intenções de voto em cada partido em relação ao total de votos denominados válidos (excluem-se abstenções e não respostas) redistribuindo indecisos e votos em branco com base numa segunda pergunra sobre intenção de voto.
Numa outra fórmula, denominada intenção de voto directa (sem distribuição de indecisos), Carmona Rodrigues surge à frente de Carrilho com dois pontos percentuais de vantagem (24-22). Esta diferença é inferior ao valor da margem de erro considerada no estudo de opinião. O candidato do PSD é ainda o mais popular, visto pelos eleitores como mais competente, honesto, carismático e com mais bom senso que Carrilho.
Como refere o jornal, estes resultados exigem interpretações cautelosas, até por que a fatia de indecisos é ainda muito grande: 38 por cento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)