Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Carvalho da Silva diz que Portugal não tem futuro na Europa sem solidariedade

Carvalho da Silva afirmou também que são necessárias "reformas profundas das instituições da União Europeia".
14 de Março de 2015 às 21:02
O antigo secretário-geral da CGTP Carvalho da Silva
O antigo secretário-geral da CGTP Carvalho da Silva FOTO: Pedro Catarino

O antigo secretário-geral da CGTP Carvalho da Silva defendeu este sábado que Portugal não tem futuro na União Europeia se esta não for um espaço de solidariedade e reiterou que são precisas reformas profundas nas instituições europeias.

"Não temos futuro integrados na União Europeia se esta não for um espaço de solidariedade e um espaço de cooperação entre os países e os povos", disse durante a sua intervenção no Congresso da Cidadania, Rutura e Utopia, que decorreu este sábado em Lisboa.

Carvalho da Silva afirmou também que são necessárias "reformas profundas das instituições da União Europeia, bem como a rutura dos tratados", mas sublinhou que "a única coisa que está a avançar é o federalismo financeiro".

O antigo sindicalista declarou ainda que Portugal não se pode desenvolver se tiver de "suportar o volume e o serviço da dívida acumulada".

Carvalho da Silva, que já se mostrou disponível para avançar com uma candidatura à Presidência da República, disse hoje que é obrigação do Presidente da República "identificar problemas concretos, interpretá-los e colocar-se neles, trazê-los ao debate".

Durante a sua intervenção criticou também o programa o de apoio ao regresso de emigrantes, aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros. "É preciso desmontar estas trapaças como o caso do programa anunciado há dois dias para trazer os jovens que emigraram; isso não é programa coisa nenhuma, e é quase provocatório", declarou.

Quanto à atuação do governo, Carvalho da Silva deixou o repto qde ue as medidas que foram impostas aos portugueses e "se disse que eram transitórias têm de ser reversíveis".

Carvalho da Silva CGTP Portugal União Europeia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)