Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Cavaco apela à inovação

De olhos postos no futuro, o Presidente da República desafiou as empresas nacionais a apostarem na componente tecnológica, chamando os pesos-pesados da economia nacional a estabelecerem parcerias de forma a ajudar as PME a serem mais competitivas.
29 de Outubro de 2009 às 00:30
Cavaco Silva e Juan Carlos partilharam ideias sobre PME
Cavaco Silva e Juan Carlos partilharam ideias sobre PME FOTO: Ballesteros/Lusa

"A inovação é cada vez mais um sistema aberto. Constitui um processo que se desenvolve a partir de redes, conhecimento e competências, muitas delas situadas no exterior das empresas", afirmou ontem Cavaco Silva, em Madrid, na 5ª reunião da COTEC Europa.

Para o Chefe de Estado, "o efectivo impacto económico da inovação empresarial depende da capacidade de aceder e aplicar esse conhecimento, materializando-o em novos produtos e serviços, em menores custos operativos, em maior criação de emprego em sectores de elevada intensidade tecnológica".

Cavaco Silva não esqueceu a crise, e sublinhou que subsistem "algumas incertezas quanto ao ritmo e à abrangência dessa recuperação". Por isso, alertou os empresários que combater a crise é não só "corrigir os erros do passado", mas também "combater fragilidades e prosseguir com determinação as reformas estruturais necessárias". "Mesmo em tempos conturbados e de renovados desafios é possível manter o rumo e aguçar o engenho", disse Cavaco.

PORMENORES

APOSTA DO REI

Para o rei Juan Carlos de Espanha, apostar na inovação e assentar as bases para que as empresas sejam competitivas fortalecerá os esforços para ultrapassar a actual crise.

PEQUENO-ALMOÇO

Cavaco Silva convidou os maiores empresários do País para um pequeno-almoço-debate emque apelou à criação de parcerias com as PME nacionais.

PRÓXIMA REUNIÃO

No final do encontro em Madrid, Cavaco Silva anunciou ontem que a 6.ª reunião daCOTEC Europa terá lugar em Portugal, na cidade do Porto.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)