Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Cavaco critica encosto ao Estado

O vosso sucesso não depende do encosto ao Estado nem da permuta de favores com o poder político." O aviso é do Presidente da República, que ontem criticou a falta de autonomia e dependência de subsídios de alguns empresários portugueses, afirmando que a solução passa pelos jovens empreendedores.
5 de Outubro de 2008 às 00:30
No segundo dia do Roteiro para a Juventude, o Presidente da República teve um almoço com jovens empreendedores a bordo de um barco
No segundo dia do Roteiro para a Juventude, o Presidente da República teve um almoço com jovens empreendedores a bordo de um barco FOTO: João Abreu Miranda / Lusa

Cavaco Silva, que cumpria ontem o segundo dia do Roteiro para a Juventude, afirmou que "a falta de autonomia revelado por alguns dos nossos empresários e a sua tendência para o encosto ao Estado têm sido muito nocivas para a economia".

O Chefe de Estado, que participava numa cerimónia da Associação Nacional de Jovens (ANJE), manifestou-se convicto de que a nova geração de empreendedores terá um comportamento diferente, acreditando que será com a ajuda dos jovens empresários que Portugal se vai afirmar nos mercados internacionais, particularmente em áreas tecnológicas. "A minha confiança está acima de tudo nos jovens empresários", garantiu Cavaco Silva, que sublinhou ainda que é por esse mesmo motivo que não realiza visitas de Estado "sem levar alguns deles".

Este foi o primeiro alerta do Presidente da República aos empresários num cenário de crise financeira internacional, mas hoje, durante as comemorações do 5 de Outubro, espera-se que Cavaco Silva aborde formalmente o tema da grave situação económica internacional. Cavaco Silva mostrou-se ontem confiante de que Portugal conseguirá ultrapassar os problemas económicos "após o ciclone centrado nos Estados Unidos" e que o fará com a ajuda dos jovens empresários.

O líder da ANJE subscreve as críticas feitas. "O negócio do favor já teve os seus dias", referiu Armindo Monteiro, que avançou como o grande desafio para a nova geração empresarial o "fugir-se a essa tentação" de se encostarem ao Estado.

FRASES FORTES

- "O vosso sucesso não depende do encosto ao Estado nem da permuta de favores com o poder político."

- "Quando um empresário tem tendência para se encostar ao Estado aposta menos na inovação."

- "A minha confiança está nos jovens empresários. "

Cavaco Silva Presidente da República

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)