Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Cavaco destaca tema da coesão social

O Presidente da República, Cavaco Silva, destacou esta sexta-feira a coesão social, assunto forte da Cimeira Ibero-Americana, como um tema que lhe é “muito, muito caro” e que não só é importante para a América Latina, como para os países europeus, como Portugal.
9 de Novembro de 2007 às 11:20
Em Santiago do Chile, Cavaco Silva considerou tratar-se de um tema “de uma importância muito grande para a América Latina pelas desigualdades que apresenta, mas também é importante para a Europa, particularmente para países como Portugal.
Para o chefe de Estado português, “é preciso aproveitar as oportunidades de globalização, mas é preciso complementar com políticas sociais. Se isso não for feito, a globalização conduz ao agravamento de desigualdades e à pobreza”.
A coesão deve assentar sobretudo em políticas sociais que “preparem os cidadãos para os desafios do futuro”, frisou Cavaco Silva.
Recorde-se que a Cimeira tem início esta sexta-feira, sendo a coesão social e o combate à violência os principais temas da Declaração de Santiago e de um Plano de Acção, que será aprovado pelos chefes de Estado e de Governo nesta cimeira.
Entretanto, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou ontem a presença no encontro.
“Vou participar agora numa caravana (de campanha eleitoral) e, daí, parto para Santiago do Chile, disse Chávez aos jornalistas por volta das 16h20 locais (20h20, em Lisboa).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)