Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

CAVACO E GUTERRES JUNTOS EM ESPANHA

Nos dias 12 e 13 de Novembro, os dois nomes mais falados para um duelo presidencial nas eleições de 2006 deverão estar juntos na capital espanhola. Aníbal Cavaco Silva e António Guterres fazem parte da lista de presenças do Clube de Madrid.
9 de Novembro de 2004 às 00:00
Ambos são as personalidades preferidas pelos seus partidos numa corrida a Belém e procuram avaliar o quadro interno para decidirem ou anunciarem uma candidatura à Presidência da República. A Primavera pode ser decisiva.
O calendário eleitoral ainda vem longe e António Guterres deverá esperar pela Primavera para definir posições, sendo certo que ninguém acredita que o ex-primeiro-ministro não seja o candidato socialista. O primeiro trimestre de 2005 poderá ser decisivo, até porque, só depois desse período se poderá avaliar o estado do PSD pós-congresso e espaço do professor e antigo primeiro-ministro. Mas a “convicção” de vários colaborados próximos do presidente da Internacional Socialista é a de que Guterres acabará por ceder aos apelos do PS e da sua direcção.
Cavaco Silva também dá sinais de que poderá ser mesmo o candidato presidencial social-democrata e a possibilidade de um encontro entre os dois num mesmo evento só pode ter uma leitura política curiosa.
É neste contexto que Cavaco e Guterres são os representantes portugueses no Clube Madrid, (fundado a 13 de Maio de 2002), uma organização que reúne 43 ex-chefes de Estado ou de Governo para discutir e apresentar contributos em prol da Democracia. Por isso, será curioso verificar se os dois representantes portugueses se encontrarão para discutir ou não a sua visão do futuro – interna e externa – quando os dois partidos a que pertencem pedem uma candidatura presidencial.
O encontro em Madrid tem lugar quase em simultâneo com o congresso do PSD em Barcelos. Cavaco Silva deverá estar presente, mas o seu no-me será, seguramente, o mais falado, directa e indirectamente, nos discursos, nomeadamente do actual líder do PSD, Pedro Santana Lopes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)