Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Cavaco empossa Governo em 13 minutos

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, empossou esta terça-feira o XIX Governo Constitucional, de coligação PSD/CDS, e liderado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
21 de Junho de 2011 às 12:26
Após o juramento do novo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, assinaram o auto de posse ministros e secretários de Estado
Após o juramento do novo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, assinaram o auto de posse ministros e secretários de Estado FOTO: Lusa

O acto formal de posse dos 11 ministros do novo executivo e de dois secretários de Estado (Marques Guedes da Presidência do Conselho de Ministros  e Carlos Moedas, adjunto do primeiro-ministro) demorou cerca de 13 minutos. 

Após o juramento do novo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, assinaram o auto de posse, por esta ordem hierárquica, o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, finalizando com o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas.  

Na cerimónia de posse propriamente dita, o único dado um pouco insólito foram os problemas de escrita com a caneta que dois dos ministros do CDS,  Assunção Cristas e Pedro Mota Soares, tiveram na hora da assinatura do auto de posse.  

O novo líder do executivo Pedro Passos Coelho chegou às 11h45 ao Palácio  da Ajuda, acompanhado pela sua mulher, Laura, e com um sorriso na cara. 

Pela parte do Governo cessante, José Sócrates chegou ao Palácio da  Ajuda às 11h43, praticamente à mesma hora que o seu ministro de Estado e  das Finanças, Teixeira dos Santos, e três minutos depois do ministro Estado  e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.  

Três minutos antes da hora marcada para a cerimónia de posse, Sócrates entrou na sala dos Embaixadores e sentou-se na primeira fila ao lado da  mulher de Pedro Passos Coelho e do presidente da Câmara de Lisboa, António  Costa.  

Pela primeira vez, a sala dos Embaixadores foi vedada à presença de jornalistas da imprensa escrita e radiofónica, apenas tendo sido permitido  o acesso a repórteres de imagem e a jornalistas das televisões.  

psd coligação governo posse cavaco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)