Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Cavaco: “Era inevitável recurso à ajuda externa”

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, afirmou este sábado que o recurso à ajuda externa era "inevitável" para assegurar o financiamento do Estado, dos bancos e da economia portuguesa.
9 de Abril de 2011 às 13:28
Cavaco Silva acompanhado pelo presidente do Parlamento húngaro, Pal Schimtt
Cavaco Silva acompanhado pelo presidente do Parlamento húngaro, Pal Schimtt FOTO: Mário Cruz/Lusa

"Portugal chegou a uma situação em que era inevitável o recurso à ajuda externa por parte das instituições europeias, por forma a assegurar o financiamento do Estado, o financiamento dos bancos, o financiamento da nossa economia e, portanto, o financiamento das empresas e das famílias", afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas à margem do encontro do Grupo de Arraiolos, que terminou ao final da manhã em Budapeste.  

PRESIDENTE RECUSA NEGOCIAR PACOTE DE AJUDA

Cavaco Silva foi questionado se terá de ser o Governo a negociar com os partidos políticos o pacote de ajuda financeira, respondendo de forma peremptória: "A senhora não está com certeza a imaginar que seja o Presidente da República".

O Chefe de Estado assinalou que "não tem meios para realizar negociações", porque não dispõe de Ministérios, nem de grupos de apoio, nem a Constituição o permite. Por isso, pode apenas dirigir "diligências de natureza política por forma a que os diversos partidos possam aderir de uma forma responsável à solução de uma posição de emergência a que Portugal chegou".

"PRECISAMOS DE ALGUMA IMAGINAÇÃO"

Cavaco Silva reconheceu que precisamos de "alguma imaginação das instituições europeias para encontrar um programa interino apropriado" para Portugal.

"Espero que os nossos parceiros tenham em consideração que vamos para eleições a 5 de Junho, por isso o que precisamos é de um programa interino para que o próximo Governo possa participar nas negociações finais, porque é o próximo Governo que vai implementar o programa", declarou o Chefe de Estado.

cavaco silva presidente da república ajuda externa pedido crise portugal hungria
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)