Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Cavaco: "Gostaria que o Euro fosse mais fraco"

O Presidente da República, Cavaco Silva, disse este sábado que "gostaria que o Euro fosse mais fraco para que os países da Zona Euro fossem mais competitivos", defendo que "o Dólar deveria valorizar um pouco mais" em relação à moeda europeia.
16 de Julho de 2011 às 15:08
"Eu gostaria que o dólar se valorizasse um pouco mais em relação ao euro", afirmou Cavaco Silva em Caminha
'Eu gostaria que o dólar se valorizasse um pouco mais em relação ao euro', afirmou Cavaco Silva em Caminha FOTO: Lusa

Em declarações aos jornalistas no final de uma visita a Caminha, o Presidente da República salientou algo "um pouco irónico" uma vez que se fala "muito da crise da Zona Euro mas o Euro é a moeda mais forte de todo o Mundo", afirmando que gostaria que este "fosse mais fraco para que os países da Zona Euro fossem mais competitivos".

"Quando o Euro começou, um euro valia 1,16 dólares; depois baixou e chegou a valer apenas 0,82 dólares e agora um euro é um 1,42 ou 1,43 dólares e, portanto, é a moeda mais forte de todo o Mundo", explicou.

Cavaco Silva explicou que isto é uma "relação entre a procura e a oferta" porque "para uma moeda se valorizar, é porque há uma procura mais forte do que a sua oferta".  

"Eu até gostaria que o Dólar se valorizasse um pouco mais em relação ao Euro para que a nossa indústria e o nosso comércio fossem mais competitivos", reforçou. 

Para o Presidente da República, "isto mostra bem que nem sempre se percebe a solidez deste projecto quando se diz que ele pode desmoronar de um dia para o outro".

"Pelos vistos, os investidores no mundo inteiro acham que é uma moeda muito forte que vale a pena comprar", sublinhou.  

Questionado pelos jornalistas se esta era a resposta ao Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, que sexta-feira afirmou que o seu país não era "nem a Grécia nem Portugal", Cavaco Silva foi peremptório: "Não sei se ele está com alguma dificuldade em demarcar-se de Portugal. Mas esse é um problema dele, não é um problema nosso".  

cavaco silva euro dólar zona euro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)