Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Cavaco lança apelo

O Presidente da República, Cavaco Silva, promove hoje em Santarém a conferência ‘Compromisso Cívico para a Inclusão’, com um apelo aos portugueses para “manter vivo o objectivo de construir uma sociedade mais justa e mais equitativa”.
14 de Abril de 2007 às 00:00
Numa iniciativa que marca o balanço das quatro jornadas do Roteiro para a Inclusão Social, Cavaco Silva pretende “chamar a atenção dos portugueses para o contributo que cada um pode dar para a construção de uma sociedade mais justa e para apoiar projectos que possam ajudar a melhorar as condições de vida dos mais desfavorecidos”. Para isso, o Presidente convidou várias personalidades, entre as quais o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o ministro da Solidariedade, Vieira da Silva, para debater temas como a exclusão social, o crescimento económico e o modo como os cidadãos e as organizações podem contribuir para a inclusão.
Ao longo dos últimos 12 meses, Cavaco Silva percorreu o País em quatro jornadas subordinadas aos temas: ‘Regiões Periféricas, Envelhecimento e Exclusão’; ‘Crianças em Risco e Violência Doméstica’; ‘Voluntariado e Exclusão Social em Meio Urbano’ e ‘Inclusão das Pessoas com Deficiência’.
“Visitei instituições de solidariedade em 20 concelhos, promovi reuniões com autarcas de diversos distritos, tomei conhecimento de boas práticas para promover a inclusão social e tive oportunidade de conhecer o trabalho notável realizado por milhares e milhares de portugueses, através do voluntariado e das instituições de solidariedade social”, recordou Cavaco Silva, numa mensagem gravada ontem no site da Presidência (www.presidencia.pt). Aliás, os internautas poderão acompanhar a conferência, que se realiza hoje entre as 10h00 e as 18h00 em Santarém no Centro Nacional de Exposições, através do site.
Os trabalhos deverão reunir mais de mil participantes, que representam instituições de todas as regiões do País. A conferência é encerrada com um discurso do Presidente da República, que propôs esta iniciativa a 25 de Abril do ano passado.
SAIBA MAIS
LIVRO
No decorrer da conferência ‘Compromisso Cívico para a Inclusão’, o Presidente da República irá lançar o livro ‘Roteiro para a Inclusão 2006’, que retrata as quatro jornadas realizadas por todo o País.
INTERVENIENTES
O presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, e o presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Rui Vilar, são alguns dos intervenientes nos debates que serão traduzidos para linguagem gestual.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)