Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Cavaco lança convite a líder chinês

Presidente convida homólogo Xi Jinping a visitar Portugal, em dia marcado por reforço de acordos empresariais.
16 de Maio de 2014 às 17:04
Cavaco Silva e seu homólogo chinês, Xi Jinping, na altura em que o presidente da EDP, António Mexia assinava acordos na China
Cavaco Silva e seu homólogo chinês, Xi Jinping, na altura em que o presidente da EDP, António Mexia assinava acordos na China FOTO: Estela Silva / Lusa

Cavaco Silva convidou o presidente chinês a visitar Portugal em breve. Um convite ainda sem data marcada. O momento alto da visita do Presidente da República à China aconteceu ontem, quando Cavaco Silva foi recebido no Grande Palácio do Povo, em Pequim, pelo homólogo chinês. Numa cerimónia impressionante, Xi Jinping fez desfilar centenas de militares frente à praça Tiananmen.

No encontro que decorreu a seguir, entre as delegações chefiadas pelos dois chefes de Estado, falou-se no aprofundamento da cooperação na área do turismo.

Nos contactos que já tiveram no gigante asiático, tanto Cavaco Silva quanto o ministro da Economia têm insistido na necessidade de aumentar o fluxo de turistas entre os países, nomeadamente através de voos diretos entre Lisboa e Pequim.

As conversações entre portugueses e chineses englobaram ainda outras áreas, como a ciência e o ensino da língua portuguesa e a economia do mar.

Na reunião, Portugal procurou valorizar a sua influência junto dos países com os quais mantém uma relação próxima, como Angola, Moçambique e Brasil. O presidente chinês considerou Portugal "um bom amigo", e concordou em dar um novo impulso à parceria estratégica assinada em 2005. Os dois países assinaram diversos acordos de cooperação, em especial o reforço das relações estratégicas entre a EDP e a Three Gorges, a entrega da Caixa Seguros à Fosun e um acordo entre o BES e o China Development Bank.

Xi Jinping recordou a Cavaco Silva o ‘sonho chinês', que implica o patriotismo, a reforma e a inovação no socialismo com características chinesas como base para o desenvolvimento económico do maior país do Mundo.

visita etado tiago rebelo cavaco silva china líder
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)