Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Cavaco “não falou com ninguém” sobre as eleições

Cavaco Silva “não falou absolutamente com ninguém” sobre as datas das eleições que irão decorrer este ano, esclareceu este domingo a Presidência da República.
11 de Janeiro de 2009 às 12:02
O Presidente da República, Cavaco Silva
O Presidente da República, Cavaco Silva FOTO: D.R.

“O Presidente da República não falou absolutamente com ninguém sobre o assunto , nem obviamente autorizou alguém a falar em seu nome, e só fará depois de, no tempo apropriado, ouvir os partidos políticos representados na assembleia da República”, lê-se numa nota emitida pela Presidência da República.

Fazendo referência às notícias publicadas nos últimos tempos sobre as “intenções ou preferências” de Cavaco Silva sobre a data a acontecerem as eleições europeias, legislativas e autárquicas, a Presidência da República esclarece que “as referidas notícias não têm qualquer fundamento”.

No comunicado, a Presidência da República refere ainda que, como Cavaco Silva referiu na sua Mensagem de Ano novo, o País deve estar centrado no combate à crise e a atenção dos portugueses não deve ser desviada dos problemas que efectivamente os preocupam.

Na nota é também divulgado o calendário já estabelecido para os actos eleitorais. Nos termos da Lei, as eleições para o Parlamento Europeu realizam-se no período entre 04 e 07 de Junho, as eleições para a Assembleia da República entre o dia 14 de Setembro e o dia 14 de Outubro, e as eleições autárquicas ocorrem entre 22 de Setembro e 14 de Outubro.

Recorde-se que a data para as eleições legislativas é marcada pelo Presidente da República, enquanto que a data para as eleições autárquicas está a cargo do Primeiro-Ministro.

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)