Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Cavaco pede apoio para emigrantes

O Presidente da República, Cavaco Silva, pediu esta segunda-feira ao Estado e à sociedade civil para atraírem e acarinharem os portugueses que vivem no estrangeiro e que pretendem regressar a Portugal.
9 de Junho de 2008 às 16:05
Cavaco Silva quer mais apoio para emigrantes portugueses
Cavaco Silva quer mais apoio para emigrantes portugueses FOTO: Tiago Petinga/Lusa

“Portugal deve saber atrair e acarinhar os portugueses que, estando no exterior, pretendem regressar e, desta forma, contribuir com investimentos, formação e experiência para o desenvolvimento económico e social do país”, afirmou Cavaco Silva, em Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do 10 de Junho.

Para o Chefe de Estado, a mobilização dos portugueses no estrangeiro “poderá ser feita com o empenhamento da sociedade civil, devendo ser complementada e consolidada através do desenvolvimento de mecanismos formais, como, por exemplo, as câmaras de comércio, as novas redes comerciais, sem esquecer as instituições tradicionais de origem portuguesa”. O Estado não pode ficar de fora deste esforço e deve “fomentar as relações entre Portugal e as suas comunidades”.

Os portugueses são ainda chamados a colaborar com a “afirmação” de Portugal no plano internacional. “Os recursos e os conhecimentos dos portugueses no exterior podem contribuir para uma maior afirmação de Portugal no plano internacional, apoiando, por exemplo, a entrada de produtos e de empresas nacionais em novos mercados”, sublinhou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)