Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Cavaco recebe parceiros sociais amanhã e depois

Audiências na sequência da demissão de Paulo Portas.
8 de Julho de 2013 às 19:22

O Presidente da República, Cavaco Silva, recebe na terça e quarta-feira os parceiros sociais, anunciou esta segunda-feira o Palácio de Belém, audiências que se sucedem às dos partidos com assento parlamentar na sequência da demissão de Paulo Portas.

Cavaco Silva recebe na tarde de terça-feira os líderes da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, da Confederação do Comércio e serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, da Confederação do Turismo Português (CTP), Francisco Calheiros, e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado.

A Presidência da República já tinha anunciado que na manhã de terça-feira irá receber o PSD, PS e CDS-PP, depois de hoje ter recebido o PEV, o BE e o PCP.

Na quarta-feira de manhã, Cavaco Silva recebe os líderes das centrais sindicais, Arménio Carlos (CGTP-IN), e Carlos Silva (UGT).

O líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou no sábado um entendimento político com o CDS-PP liderado por Paulo Portas, proposto para vice-primeiro-ministro com a responsabilidade da coordenação económica, reforma do Estado e ligação à "troika", que, caso seja aceite pelo Presidente da República, se mantém no executivo.

Com este acordo, Passos Coelho pretende pôr fim à crise política que se iniciou há uma semana com a saída de Vitor Gaspar de ministro do Estado e das Finanças, a que se seguiu a demissão de Portas, na terça-feira, que o próprio apelidou de "irrevogável".

Logo na terça-feira, Passos Coelho anunciou, numa declaração ao país, que não se demitia nem aceitava o pedido de demissão de Paulo Portas, iniciando-se nessa mesma noite uma série de encontros, pelo menos cinco, com o líder do CDS-PP.

Na quarta-feira, a comissão executiva do CDS-PP reuniu-se em Lisboa e decidiu mandatar Portas para reunir com Passos Coelho, e encontrarem "uma solução viável para a governação em Portugal".

Cavaco Silva audiência presidente demissão Paulo Portas Palácio de Belém
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)