Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Cavaco reclama melhores cidades

A requalificação das zonas urbanas “é urgente” e tem de passar a ser “um objectivo cimeiro” do Governo e dos autarcas, defendeu ontem Cavaco Silva, em Coimbra, onde inaugurou a ponte pedonal sobre o Rio Mondego e mais duas obras do Polis.
27 de Novembro de 2006 às 00:00
Cavaco Silva inaugurou ponte pedonal Pedro e Inês, em Coimbra
Cavaco Silva inaugurou ponte pedonal Pedro e Inês, em Coimbra FOTO: Paulo Novais, Lusa
O Presidente da República quer que as cidades portuguesas sejam amigas do ambiente e tenham melhor qualidade de vida. Para isso, devem apostar no ordenamento e na eficiência energética – dos edifícios, dos transportes e da indústria – com recurso a fontes renováveis e melhor arquitectura. “Temos de ser capazes de renovar as cidades tendo por base tecnologias e energias limpas”, disse, anunciando que a próxima etapa do Roteiro para a Ciência será dedicada ao tema. Para o Presidente da República, a qualidade de vida e ambiental são sinónimo de cidades competitivas num mundo globalizado.
Em Coimbra, Cavaco Silva inaugurou o centro de interpretação ambiental, a entrada poente do Parque Verde do Mondego e a ponte pedonal Pedro e Inês, que tem 274 metros de comprimento e uma invulgar praça central sobre o rio.
Na cerimónia, o presidente da Câmara, Carlos Encarnação, frisou que o Polis de Coimbra está inacabado – há 20 milhões de euros de obras por lançar – e pediu apoio estatal.
De manhã, em Arganil, o Presidente da República inaugurou o Hospital de Cuidados Continuados Fernando Valle.
ABORTO
Quando desceu da nova ponte sobre o Mondego, durante a inauguração das obras do Polis em Coimbra, o Presi-dente da República foi confron-tado com protestos contra a despenalização do aborto.
Cavaco Silva, que ainda não se pronunciou sobre a realização do referendo, optou por ignorar as palavras de ordem e os cartazes empunhados por um homem e uma mulher, os únicos que se manifestavam. O incidente durou breves momentos e passou despercebido.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)