Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Cavaco Silva: Aprovação de Orçamento "foi um passo importante"

O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou que a aprovação do Orçamento para 2011 “foi um passo importante” mas “que deve ser feito um esforço para explicar aos portugueses a razão dos sacrifícios que lhes são pedidos”.

3 de Novembro de 2010 às 20:04
Cavaco Silva visitou obras de requalificação da Sociedade Nacional de Belas Artes
Cavaco Silva visitou obras de requalificação da Sociedade Nacional de Belas Artes FOTO: António Cotrim/Lusa

“Até este momento só decorreu a votação na generalidade. O debate parlamentar sobre o Orçamento para 2011 ainda não acabou, passa agora para a especialidade. E todos esperamos que a preocupação dominante esteja na repartição justa dos sacrifícios que são pedidos aos portugueses. Como eu disse noutra ocasião, deve ser feito um esforço para explicar aos portugueses a razão dos sacrifícios que lhes são pedidos, e dizer quais são os objectivos e quais são as finalidades que se perseguem”, afirmou Cavaco Silva, à margem da cerimónia de inauguração das obras de requalificação da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

Em relação ao aumento da dívida pública, apesar da aprovação do Orçamento, o Presidente da República garante que “foi dado um passo muito importante, se não tivéssemos Orçamento as consequências para o País, para as famílias, para as empresas seriam muito graves porque os mercados iriam fechar-se totalmente para os campos português”.

Cavaco Silva falou ainda dos termos usados pelos políticos no debate parlamentar aconselhando “quem quisesse, a ler uma entrevista que dei a um semanário, onde afirmei que me surpreendia com o tom de crispação dos debates na Assembleia da República. O País precisa de serenidade e os políticos deviam de dar o exemplo”

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)