Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Cavaco Silva condecora 19 personalidades das comunidades portuguesas e cidadãos estrangeiros

O Presidente da República vai atribuir condecorações a 19 personalidades das comunidades portuguesas e a cidadãos estrangeiros, por ocasião do Dia de Portugal, entre os quais o fotojornalista João Paulo da Costa Silva, ferido no Afeganistão no ano passado.
9 de Junho de 2011 às 10:20
O Presidente da República vai atribuir condecorações  a 19 personalidades das comunidades portuguesas e a cidadãos estrangeiros
O Presidente da República vai atribuir condecorações a 19 personalidades das comunidades portuguesas e a cidadãos estrangeiros FOTO: d.r.

João Paulo da Costa Silva, que trabalhou como correspondente do New  York Times, em vários conflitos em África, Iraque, Balcãs e Afeganistão,  entre outros, e já recebeu prémios como o WorldPressPhoto, vai ser condecorado  com o título de Grande Oficial da Ordem da Liberdade.   

O fotojornalista ficou gravemente ferido em 2010 num acidente com uma  mina no Afeganistão, estando actualmente em recuperação.  

Segundo a Presidência da República, a antiga embaixadora de Israel em  Lisboa Colette Avital, que foi também ex-deputada ao Knesset e ex-Presidente  do Grupo Parlamentar de Amizade Israel-Portugal, será agraciada com a Grã-Cruz  da Ordem do Infante D. Henrique.  

A Cônsul Maior (Presidente) da Municipalidade de Andorra la Vella, Maria  Rosa Ferrer Obiols, será condecorada com o título de Grande Oficial da Ordem  do Infante D. Henrique, enquanto a suíça Annemarie Jordan Gschwend, investigadora  da História de Portugal, com numerosas obras, conferências e estudos publicados  sobre o país e que organizou em Zurique a exposição "Marfins de Ceilão,  Produtos de Luxo da Renascença", considerada a maior manifestação cultural  portuguesa na Suíça, será agraciada com o título de comendadora da mesma  Ordem Honorífica.  

Serão condecorados como comendadores da Ordem do Mérito o empresário  António Brás Belas, que detém a maior rede de distribuição de produtos alimentares  portugueses no Canadá, António Júlio Machado Rodrigues, presidente do Banco  Internacional do Funchal (Brasil) e presidente da Casa de Portugal em São  Paulo, e a advogada Maria Teresa Paiva-Weed, que desempenha o cargo de senadora  e presidente do Senado de Rhode Island, nos Estados Unidos da América.

 A professora russa Olga Ovtcharenko, que já traduziu para russo obras  de autores portugueses, Pathorn Bede Srikaranonda de Sequeira, compositor  e maestro da orquestra privada da Casa Real tailandesa, a brasileira e professora  de literatura Teresa Cristina Cerdeira da Silva e a médica Paula Fernandes  Lourenço (a título póstumo), serão também agraciados com o título de comendadores  da Ordem do Mérito.  

Serão agraciados como Oficiais da Ordem do Mérito Adelino Sá, fundador  e Director do mensário "Gazeta Lusófona", António Silvestre Matinho, editor  e director do bi-semanário "Luso-Americano", Francisco Augusto João, fundador  da Casa de Portugal em Montevideu e atual presidente do Centro Português  1º de Dezembro, no Brasil, Ilka Engler, diretora do Liceu Max Planck, em  Dortmund, José Batista de Matos, dirigente do movimento associativo e da  comunidade portuguesa de Fontenay sous Bois (França), Maria Teresa Heimans  Ferreira Magno, professora de Língua e Cultura Portuguesas, e Rogério Barbosa  Azevedo, presidente da Associação Portuguesa de Harare (Zimbabué).

A Irmã Maria dos Reis Gaio, pertencente à Ordem Religiosa "Franciscanas  Missionárias de Maria", que apoia crianças e jovens desfavorecidos em Marrocos,  receberá a medalha da Ordem do Mérito.  

As condecorações serão entregues nas próximas semanas, em cerimónias  realizadas nas embaixadas ou consulados locais.  

Presidente Cavaco Silva Condecorações
Ver comentários