Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Cavaco Silva em visita simbólica

Um misto de expectativas de empresários lusos e cabo-verdianos e da comunidade portuguesa marcam a visita de Estado de quatro dias do Presidente da República a Cabo Verde. Cavaco Silva chegou ontem ao arquipélago, acompanhado de uma comitiva de empresários e de figuras ligadas à cultura. A deslocação de Cavaco a Cabo Verde ocorre num momento de "excelente" e de "forte relacionamento político" entre os dois países, segundo o Palácio de Belém.
5 de Julho de 2010 às 00:30
Cavaco Silva recebido pelo seu homólogo Pedro Pires
Cavaco Silva recebido pelo seu homólogo Pedro Pires FOTO: João Relvas/Lusa

A visita coincide também com as celebrações do 35º aniversário da independência do país e dos 550 anos da descoberta do arquipélago, tendo, por isso, uma "forte componente" política, cultural e de confluência estratégica.

Um dos pontos altos da visita acontecerá a 6 de Julho, dia em que está previsto o agraciamento de Cavaco Silva com o Primeiro Grau da Ordem ‘Amílcar Cabral’, a mais alta condecoração de Cabo Verde.

Na comitiva presidencial estão o presidente da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira, responsáveis da Portugal Telecom, EMPORDEF, Mota-Engil, Somague, entre outros. O objectivo é reforçar parcerias.

Já a comunidade portuguesa espera que a visita sirva para melhorar os serviços da embaixada. A comunidade lusa é composta por cerca de 10 mil cidadãos, inscritos na embaixada portuguesa na cidade da Praia, sendo que apenas mil são portugueses sem dupla nacionalidade.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)