Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Cavaco Silva recusa críticas de Alegre

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou esta quinta-feira a vontade de continuar o que considera serem as suas responsabilidades enquanto chefe de Estado. “Não é pelo facto de irem ocorrer eleições em 2011 que eu vou deixar de desempenhar as minhas funções”, disse.
24 de Junho de 2010 às 20:31
Cavaco Silva jogou pingue-pongue no V Roteiro para a Juventude
Cavaco Silva jogou pingue-pongue no V Roteiro para a Juventude FOTO: Manuel de Almeida/Lusa

Em declarações após um almoço incluído no V Roteiro para a Juventude, em Lisboa, Cavaco Silva recusou comentar as críticas que lhe foram dirigidas por Manuel Alegre, candidato apoiado pelo PS às próximas eleições presidenciais. Alegre considerou que o facto de Cavaco Silva ainda não se ter pronunciado quanto a uma possível candidatura a um segundo mandato é um factor que pode levar a que os seus actos políticos sejam encarados como “actos de campanha”.

O Presidente da República afirmou desconhecer os comentários do poeta, mas não deixou de defender a sua actuação no cargo político mais elevado do País. Referindo-se concretamente ao evento desta quinta-feira, explicou que este é o seu quinto Roteiro da Juventude, estando apenas a continuar algo que tem vindo a ser realizado nos últimos quatro anos.

Cavaco também se escusou a adiantar pormenores acerca do que irá acontecer à revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), dizendo que o documento se encontra ainda em análise. “Esse diploma tem menos de 48 horas na minha mão”, declarou, pelo que apenas depois de receber os pareceres jurídicos em relação ao mesmo tomará uma posição oficial.

Relembre-se que o chamado ‘PEC2’ tem vindo a levantar polémicas devido à inclusão de medidas retroactivas de cobrança de impostos, solução que foi já apelidada de inconstitucional.

O V Roteiro para a Juventude  teve início esta quitna e termina sexta-feira em Sintra. O objectivo é realçar projectos de empreendedorismo jovem e urbano, tido como um meio para ultrapassar as dificuldades económicas vividas em Portugal.

O primeiro dia deste Roteiro para a Juventude teve início na loja de música Trem Azul, loja de jazz a que está associada a editora de música Clean Feed Records, a promotora de concertos Clean Feed Agency e a distribuidora Trem Azul Distribuição. Durante o almoço Cavaco Silva reuniu-se com os promotores da iniciativa 'Atreve-te 2010', um concurso nacional que visa apoiar projectos de negócio de jovens universitários portugueses.

Ver comentários