Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

CDS reúne Comissão Política e começa a preparar eleições

O CDS-PP reúne sexta-feira a nova Comissão Política Nacional e começa a preparar o terreno para concorrer sozinho às legislativas antecipadas, seguindo as orientações aprovadas no 24.º Congresso do partido, no passado fim-de-semana.
24 de Março de 2011 às 19:43
Partido liderado por Paulo Portas segue orientações aprovadas no 24.º Congresso
Partido liderado por Paulo Portas segue orientações aprovadas no 24.º Congresso FOTO: Nuno André Ferreira / Lusa

De acordo com fonte da direcção do CDS-PP, na primeira reunião após ter sido eleita em Congresso, a Comissão Política Nacional irá avaliar a actual situação política, marcada pela demissão do primeiro-ministro, e começar a preparação da campanha eleitoral das legislativas antecipadas que todos os partidos e o Governo vêem como inevitáveis.  

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, já o tinha dito quando apresentou o Documento de Orientação Estratégica da sua candidatura à liderança e repetiu-o no Congresso: preferia uma coligação pré-eleitoral, um movimento abrangente que incluísse elementos da sociedade civil, mas o PSD não quis e o CDS "segue para bingo".   

A mesma fonte centrista admitiu que em termos práticos, "é um facto" que o PSD e o CDS em listas conjuntas somam mais deputados do que separadamente. Mas esse é um dado antigo do qual quer o PSD, quer o CDS sempre estiveram conscientes, sublinhou.  

Sobre a preparação da campanha eleitoral, o líder do CDS-PP já avançou quarta-feira com três orientações: quer uma campanha "austera", promete  fazer campanha "apenas pela positiva" e fazer "compromissos que sejam exequíveis e financiáveis".

cds eleições legislativas governo paulo portas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)