Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

“CDS tem sido um parceiro leal”

"O CDS-PP tem sido um parceiro leal de coligação. (...) Muitas vezes nem sequer nos apercebemos de que estamos numa coligação." A frase é do recém-reeleito presidente do PSD, Passos Coelho, e primeiro-ministro.

5 de Março de 2012 às 01:00
Passos Coelho foi reeleito com 95,5% dos votos
Passos Coelho foi reeleito com 95,5% dos votos FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

Sem surpresa, Pedro Passos Coelho foi reeleito, com 95,5% dos votos, numa candidatura única, mas só haverá números oficiais a 7 de Março. O também chefe do Executivo falou ontem de madrugada sobre os desafios que se colocam para os próximos dois anos, e colou o seu futuro ao do País, dizendo que o PSD "sabe que o futuro do País está muito ligado ao sucesso desta governação e desta liderança".

Findo um ciclo, o de levar os sociais-democratas ao poder, Pedro Passos Coelho assume que serão feitos ajustamentos na direcção laranja. Será aliás esse um dos atractivos do congresso que decorre em Lisboa nos dias 23 a 25.

Teresa Leal Coelho, que foi sua dierectora de campanha, poderá ser promovida a uma das vice-presidências. A dúvida recai sobre o sucessor de Matos Rosa, actual secretário-geral do PSD. O eurodeputado Carlos Coelho tem sido apontado como hipótese, mas será difícil convencê-lo a deixar Bruxelas. Já o cenário de a opção de Passos Coelho recair sobre o líder parlamentar Luís Montenegro está a ser encarado como uma despromoção.

De saída da direcção deverão estar Diogo Leite Campos e Manuel Rodrigues.

JARDIM ATACA PAULO PORTAS

"Quando se trata de medidas antipáticas, ninguém sabe onde anda o líder do CDS [Paulo Portas]. Volatilizou-se, e quem tem de dar a cara nas medidas difíceis que é preciso tomar são os ministros do PSD." A frase é do líder do PSD da Madeira, Alberto João Jardim, que foi mandatário regional para a recandidatura de Pedro Passos Coelho à liderança do partido.

Paulo Portas também já reagiu: "Ao presidente do PSD da Madeira quem responde é o presidente do CDS-PP da Madeira. A regra é simples."

O líder do CDS-PP-M, José Manuel Rodrigues, lembrou que o presidente do Governo Regional se devia preocupar em governar a Madeira e pagar a quem deve e não com os ministros do CDS-PP no Governo. n

PSD ELEIÇÕES PASSOS COELHO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)