Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

CE DÁ SELVAGENS A ESPANHA

O mapa oficial da União Europeia constante no ‘site’ oficial da Comissão Europeia inclui as portuguesas Ilhas Selvagens no arquipélago espanhol das Canárias. A situação foi denunciada pelo eurodeputado social-democrata Sérgio Marques, que ontem enviou uma carta ao presidente da CE, Romano Prodi, a pedir explicações.
19 de Dezembro de 2002 às 00:00
Sérgio Marques manifestou-se “indignado e supreso” ao constatar “erro tão grosseiro” no ‘site’ oficial da União Europeia. O eurodeputado recusou-se, porém, a entrar em “especulações” sobre a razão deste erro, optando por exigir “a imediata rectificação” do referido mapa.

Como é do conhecimento geral, as Ilhas Selvagens são um Parque Natural nacional integrado na Região Autónoma da Madeira. As autoridades madeirenses não se pronunciaram sobre a questão, nem adiantaram que medidas tencionam tomar para resolver a situação.

O eurodeputado social-democrata madeirense quer ainda apurar se “o responsável pelos serviços de cartografia encarregues de fazer os mapas para a Comissão Europeia é de nacionalidade espanhola”. Sérgio Marques pretende, igualmente, saber que “medidas entende a Comissão Europeia adoptar para evitar a ocorrência de erros semelhantes a este no futuro”.

Contactada pelo Correio da Manhã, a representação da Comissão Europeia em Lisboa revelou que o responsável pelo ‘site’ já pediu desculpa pelo erro e comprometeu-se a corrigi-lo prontamente.

AS PERGUNTAS

Na carta que enviou ao presidente da Comissão, o eurodeputado Sérgio Marques manifesta a sua “indignação” por uma “situação, no mínimo insólita, consta do ‘site’ oficial – em ww.europa.eu.int/abc/maps/regions/spain/canarias_en.htm). O social-democrata coloca três perguntas à CE:

1. Qual a razão da existência de erro tão grosseiro nos mapas oficiais da UE e de quem é a responsabilidade? Para quando a correcção do erro?

2. Confirma-se que o responsável pelos serviços de cartografia onde é suposto terem sido elaborados os aludidos mapas é de nacionalidade espanhola?

3. Que medidas entende a Comissão Europeia que devem ser adoptadas para evitar no futuro a ocorrência de erros do tipo referido?
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)