page view

Célia Pessegueiro eleita nova líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo demitiu-se na sequência dos maus resultados do partido nas últimas eleições autárquicas.

13 de dezembro de 2025 às 22:32

A ex-presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol Célia Pessegueiro foi este sábado eleita líder do PS/Madeira, substituindo Paulo Cafôfo, que se demitiu na sequência dos maus resultados do partido nas últimas eleições autárquicas.

Segundo a informação divulgada pelo partido, Célia Pessegueiro, que foi a única candidata nas eleições internas, obteve "98,78% dos votos, num total de 1.138 militantes que exerceram o seu direito de voto".

"Está assim eleita a primeira mulher para a presidência do PS/Madeira e também a primeira mulher a presidir a um partido na Madeira com assento parlamentar desde a instauração da democracia", lê-se na nota.

No documento, os socialistas madeirense destacam que a nova líder "quer unir o PS e prepará-lo para o futuro".

Acrescentam que "um dos motes da sua candidatura é construir partido, que clarifica como a aposta na adesão de novos militantes, criando estruturas partidárias locais fortes, pretendendo iniciar esse trabalho nos concelhos onde o PS teve resultados mais baixos nos últimos atos eleitorais".

A criação de um Laboratório de Ideias da Madeira, para ser "um espaço de debate e participação política", visando manter o PS aberto aos contributos da sociedade civil e atualizar as propostas políticas do partido, adequando-as aos novos desafios, é uma das propostas de Célia Pessegueiro, que vai liderar o PS/Madeira nos próximos dois anos.

Na ação política, Célia Pessegueiro também pretende "apostar no contacto direto e regular com os madeirenses e porto-santenses".

Dado que não está prevista a realização de eleições nos próximos dois anos, argumenta ser tempo de "construir e robustecer o PS na sociedade, desafiar os cidadãos à participação política, combater o clima de ódio populista instalado e preparar políticas alternativas, tendo em vista resolver problemas e desafios que se colocam à Madeira e ao Porto Santo".

Nas eleições internas deste sábado, foram ainda eleitos 300 delegados ao XXIII Congresso Regional do PS/Madeira, que se realiza a 10 e 11 de janeiro, no Centro de Congressos da Madeira, bem como a presidente das Mulheres Socialistas da Madeira, Cátia Vieira Pestana (com 82,4%).

Célia Pessegueiro nasceu em 1980 na Ponta do Sol, um dos concelhos na zona oeste da ilha da Madeira, sendo licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa pela Universidade da Madeira, sendo editora e organizadora de eventos culturais.

Foi a primeira líder mulher de uma juventude partidária na Madeira (2002-2008), a primeira mulher eleita presidente de um município (2017), tendo sido também deputada na Assembleia Legislativa da Madeira e vereadora no município da Ponta do Sol.

Célia Pessegueiro perdeu nas últimas autárquicas a liderança da Câmara da Ponta do Sol, que detinha há oito anos.

Por seu turno, o líder cessante, Paulo Cafôfo, sublinha que chegou "ao fim um ciclo" e que deixa o cargo "em paz" e "sem sombras, livre de pesos e de mágoas", "com a cabeça levantada", declarando o seu apoio a Célia Pessegueiro.

Os socialistas perderam a Câmara Municipal da Ponta do Sol, uma das três que lideravam, para a coligação PSD/CDS-PP, e também ficaram sem representação na vereação de quatro municípios, mantendo-se apenas no governo de Machico e Porto Moniz.

No Funchal, o principal município da Madeira, o PS passou de cinco vereadores para um, num executivo composto por 11 elementos, com seis eleitos do PSD/CDS-PP, dois do JPP, dois do Chega e um socialista.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8