Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Centros de investigação homenageiam Mariano Gago

Paragem de cinco minutos das atividades.
18 de Abril de 2015 às 12:02
Mariano Gago morreu na sexta-feira, aos 66 anos
Mariano Gago morreu na sexta-feira, aos 66 anos FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

A comunidade científica portuguesa vai homenagear, às 12h00 de segunda-feira, o antigo ministro da Ciência, Mariano Gago, com uma paragem de cinco minutos das atividades dos centros de investigação e faculdades.


Em comunicado, um grupo de cientistas e investigadores refere que, "a título de reconhecimento público da comunidade científica nacional pela contribuição" de Mariano Gago, os centros de investigação e faculdades vão parar as suas atividades normais durante cinco minutos na segunda-feira às 12h00, realizando uma concentração em frente das portas principais das respetivas instituições.


Com esta homenagem, a comunidade científica quer assinalar a passagem e o contributo para a ciência portuguesa de Mariano Gago, que morreu na sexta-feira, aos 66 anos, vítima de morte súbita, depois de quase dois anos de luta contra o cancro.


"O professor Mariano Gago impulsionou e marcou profundamente a ciência em Portugal nas últimas décadas, contribuindo decisivamente enquanto presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia e ministro da Ciência para o desenvolvimento do sistema científico nacional em muitas das suas vertentes", adianta o grupo de cientistas e investigadores de vários centros de investigação e faculdades do país.


O funeral do ex-ministro da Ciência e do Ensino Superior Mariano Gago, realiza-se este sábado, no cemitério de Pechão, Olhão, para onde seguirá às 12h00, depois das cerimónias na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Ciência Mariano Gago Portugal presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)