page view

Chineses que esperam vistos Gold reúnem-se com o SEF

Aguardam respostas sobre os pedidos de vistos.

29 de dezembro de 2015 às 13:21

Um grupo de cidadãos da República Popular da China que esperam uma solução sobre os pedidos de vistos Gold vai reunir-se com o SEF no dia 11 de janeiro, disse à Lusa fonte do processo.

Lily Liu, uma das porta-vozes dos cidadãos da República Popular da China (RCP)que aguardam na zona da Grande Lisboa uma resposta sobre os pedidos de Autorização da Residência para Atividade de Investimento (ARI) - conhecidos como Vistos Gold -, disse esta terça-feira à Lusa que se trata da primeira reunião com os Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

De acordo com os porta-vozes do grupo de cidadãos da RCP que se vai reunir com o SEF, pelo menos 77 pessoas (12 famílias que se encontram "neste momento" na República Popular da China) aguardam respostas sobre os pedidos de vistos Gold, além de "14 famílias que se encontram em Portugal" há mais de três meses, na mesma situação.

Segundo as mesmas fontes, 26 pessoas ("quatro famílias em Portugal e quatro famílias na República Popular da China") esperam a autorização há mais de um ano.

Dezenas já apresentaram queixa

Verificam-se igualmente 91 casos de pedido de renovação, sendo que "20 famílias estão em Portugal com o visto expirado", em alguns casos há quase 12 meses. Na RCP, 21 pessoas esperam há mais de um ano uma resposta aos pedidos de renovação da Autorização de Residência para Atividade de Investimento.

A Autorização da Residência para Atividade de Investimento, foi apresentada pelo anterior governo (PSD/PP)como uma possibilidade para os investidores estrangeiros requerem uma autorização de residência em Portugal para efeitos do exercício de uma atividade de investimento mediante determinados requisitos, nomeadamente a realização de transferência de capitais, criação de emprego ou compra de imóveis.

No passado dia 17 de dezembro, dezenas de cidadãos da República Popular da China apresentaram queixas e chegaram mesmo a manifestara-se frente ao edifício do SEF, em Lisboa, pela falta de resposta aos pedidos de atribuição de vistos Gold.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8