page view

Comendador morre aos 75

O presidente do conselho de administração da Agros, a União das Cooperativas de Produtores de Leite do Entre Douro e Trás-os-Montes, Fernando da Silva Mendonça, morreu ontem de madrugada, vítima de doença súbita. Tinha 75 anos, recentemente completados, em 27 de Novembro.

12 de dezembro de 2010 às 00:30

Fernando Mendonça, que estava ligado ao sector leiteiro desde a década de 1960, já foi presidente da Cooperativa de Vila do Conde. Na década de 1980, assumiu a presidência da Agros e actualmente liderava também a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.

Em Junho de 2005, aquando das comemorações do Dia de Portugal, Fernando da Silva Mendonça foi galardoado pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem de Mérito Agrícola.

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde já lamentou o desaparecimento de Fernando Mendonça e anunciou que, amanhã mesmo, vai indicar à Comissão de Toponímia da Câmara Municipal que conceda o nome do comendador a uma das avenidas da cidade.

O Município de Vila do Conde também já atribuiu a medalha de ouro à Agros e, na altura, a distinção foi recebida pelo empresário.

Fernando Mendonça era também conselheiro efectivo do Conselho Económico e Social (CES), um órgão de consulta e concertação no domínio económico e social, para o qual foi nomeado em Abril último como representante do sector cooperativo.

Um dos seus últimos actos públicos aconteceu no passado dia 6, quando recebeu, na Agros, uma delegação de deputados sociais--democratas do distrito do Porto.

O funeral de Fernando da Silva Mendonça realiza-se esta tarde pelas 15h30 na localidade de Modivas, no concelho de Vila do Conde.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8