Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Comissão de inquérito aos swaps dura mais três meses

Deputados solicitam prorrogação do prazo de funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público.
2 de Outubro de 2013 às 16:04
Jorge Lacão, presidente da Comissão de inquérito aos swaps
Jorge Lacão, presidente da Comissão de inquérito aos swaps FOTO: Pedro Catarino

Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público deveriam terminar dia 9, mas, por iniciativa dos partidos, comunicada aos jornalistas pelo presidente da comissão Jorge Lacão, vai ser solicitado ao plenário um alargamento do prazo. Segundo Jorge Lacão, há um conjunto de entidades que devem ainda ser ouvidas, nomeadamente os responsáveis pelas auditorias da Direção-geral de Tesouro e Finanças, entidades financeiras, nomeadamente os bancos envolvidos nas operações e também é intenção dos deputados chamar de novo à comissão a ministra das Finanças, Maria Luis Albuquerque. Segundo Jorge Lacão, "há um conjunto vasto de audições a realizar, que justifica o prolongamento do prazo de funcionamento da comissão".

Os trabalhos de hoje foram marcados pela audição a Paulo Gray, atual diretor da StormHarbour Portugal, que ocupou o lugar de administrador do Citigroup entre 1988 e 2011. Paulo Gray, agora diretor da consultora contratada pelo Estado para analisar a complexidade dos contratos, afirmou que a StormHarbour analisou em detalhe as operações de forma a tornar as operações com os bancos "à prova de bala". Acrescenta ainda que a Agência de Gestão da Tesouraria e da DÍvida Pública (IGCP) já tinha informação detalhada dos mercados, mas o trabalho da StormHarbour era deixar o IGCP com um nível de conhecimento ainda mais detalhado para que o IGCP pudesse negociar melhor com as instituições financeiras.

Amanhã, os trabalhos da comissão de inquérito prosseguem com a audição à equipa do Santander Totta.

swaps comissão inquérito Parlamento contratos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)