Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Comissões parlamentares começam a trabalhar

As doze comissões parlamentares e a comissão eventual para o acompanhamento do programa de assistência financeira começam esta quarta-feira a funcionar na Assembleia da República, com reuniões destinadas à sua "instalação" que decorrerão ao longo de todo o dia.
6 de Julho de 2011 às 08:19
Comissões parlamentares reunem-se na Assembleia da República
Comissões parlamentares reunem-se na Assembleia da República FOTO: Vasco Neves

Sete das comissões parlamentares serão presididas pelo PSD, cabendo ao PS as restantes e a comissão eventual, que será presidida pelo ex-ministro da Economia, Vieira da Silva, enquanto que o democrata-cristão Ribeiro e Castro presidirá à comissão de Educação.

A "instalação" das comissões consiste numa reunião em que se deverá eleger os membros da mesa. A primeira comissão, de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias reúne-se às 10:00, realizando-se uma hora depois em simultâneo, as reuniões das comissões de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, de Defesa Nacional, Assuntos Europeus, de Orçamento e Finanças e Administração Pública.

As comissões de Economia e Obras Públicas, de Agricultura e Mar, de Educação, Ciência e Cultura e a de Saúde reúnem-se simultaneamente às 12h00.

Às 15h00 reúnem-se as comissões de Segurança Social e Trabalho, do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local e a comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação.

A comissão de Assuntos Constitucionais será presidida por Fernando Negrão, a comissão de Defesa por Matos Correia, a de Agricultura e Mar por Vasco Cunha, a de Segurança Social e Trabalho por José Manuel Canavarro.

O deputado social-democrata Mendes Bota vai presidir à comissão parlamentar de Ética, Campos Ferreira presidirá à comissão de Economia e Obras Públicas e Mota Pinto à comissão de Assuntos Europeus.

Para presidir à Comissão de Orçamento e Finanças e Administração Pública os socialistas indicaram o deputado Eduardo Cabrita.

Maria Antónia Almeida Santos foi a escolhida para presidir à Comissão de Saúde e o ex-ministro da Justiça Alberto Martins foi o nome avançado para presidir à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

O deputado António Ramos Preto foi o nome escolhido para outra das presidências de comissão que cabem ao PS, a de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.

Assembleia da República Comissões Deputados Assistência Financeira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)