Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

COMUNIDADE PORTUGUESA NO BRASIL PEDE A MARTINS DA CRUZ QUE RECUE

A comunidade portuguesa de Porto Alegre (Brasil) está agastada com o anúncio, na passada segunda-feira, da reestruturação dos consulados portugueses.
28 de Dezembro de 2002 às 00:00
A propósito do encerramento do consulado naquela região, a comunidade portuguesa enviou um requerimento ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) a solicitar a retirada da proposta, noticiou o “Diário Popular” da cidade de Pelotas.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Centro Português 1.º de Dezembro, Aníbal dos Santos Carreira, se a reestruturação consular não for alterada os mora- dores do Estado precisam viajar em média 1,5 mil quilómetros até São Paulo para tratar dos seus documentos. Já, o vice-presidente da Casa de Portugal, Deolindo Dias de Almeida, lamenta a decisão do MNE . “Tínhamos a esperança de que o nosso passado histórico e o relacionamento actual, pudesse contribuir para evitar o encerramento” declarou Deolindo, que acrescentou: “A partir da confirmação do fechamento, que deverá ser anunciado oficialmente até o dia 10 de Janeiro, o relacionamento dos descendentes de portugueses e dos funcionários das empresas portuguesas instaladas no Estado, com Portugal, ficará mais difícil”.

O Consulado em Porto Alegre deverá ser fechado junto com outros quatro localizados em cidades francesas, um na Alemanha e um na China.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)