Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Congressistas norte-americanos visitam as Lajes

Ministro dos Negócios Estrangeiros vai estar presente.
9 de Maio de 2015 às 09:16
Os Estados Unidos reduziram o seu efetivo militar na base das Lajes
Os Estados Unidos reduziram o seu efetivo militar na base das Lajes FOTO: Mário Cruz/Lusa

Uma comitiva do Congresso dos Estados Unidos da América chega este sábado à base das Lajes, na ilha Terceira, e será recebida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo presidente do Governo Regional dos Açores. 


No encontro com os congressistas norte-americanos, que serão acompanhados pelo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Robert Sherman, estarão presentes, além do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, a secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, líderes parlamentares regionais e outras entidades.


De acordo com um comunicado do representante da República para os Açores, Pedro Catarino, o encontro permitirá, de "maneira informal, uma troca de impressões e de pontos de vista relativamente à redução de efetivos [norte-americanos] na base das Lajes e ao impacto das suas consequências na economia da ilha Terceira".


Os Estados Unidos da América anunciaram em janeiro que vão reduzir o seu efetivo militar na base das Lajes, o que levará ao despedimento de cerca de 420 trabalhadores portugueses.


A Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e Estados Unidos deverá reunir-se a 16 de junho, em Washington, para debater esta questão.

Congresso dos Estados Unidos da América Lajes ministro dos Negócios Estrangeiros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)