Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Conselheiro ameaça entregar comenda

O conselheiro da comunidade portuguesa da Namíbia e membro permanente do Conselho das Comunidade Portuguesas, comendador Manuel Coelho, ameaçou ontem entregar a comenda ao Presidente da República caso o Governo português insista no encerramento do escritório consular em Windhoek.
26 de Março de 2007 às 00:00
A atitude de Manuel Coelho surge na sequência de o Executivo ter recentemente aprovado em Conselho de Ministros uma reestruturação consular que passa pelo encerramento de 12 postos, entre os quais Madrid e Bilbao (Espanha), Orléans, Tours, Versailles e Nogent (França), Roterdão (Holanda), Milão (Itália), Santos (Brasil), Durban (África do Sul), Hamilton (Bermudas) e Windhoek (Namíbia). A ideia é substituí-los por estruturas consulares mais próximas ou, no seu lugar, criar escritórios consulares.
O líder comunitário da Namíbia justifica a eventual entrega da comenda com o facto de “não sentir” que “a defesa do nome de Portugal” naquele país “de acolhimento tenha honra ou prestígio, a partir do momento em que o País vira costas aos seus cidadãos”.
“Tenho orgulho dos serviços que prestei aos meus compatriotas e ao meu País”, disse o comendador, que indignado com a posição do Governo português desafiou o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, a divulgar o número de actos consulares praticados em missões portuguesas do norte de África e a declarar publicamente os interesses de Portugal nesses países, comparativamente à Namíbia e à África do Sul, onde pretende encerrar missões diplomáticas. “Como estes países não estão representados no Conselho das Comunidades Portuguesas, leva a crer que lá não existem comunidades significativas e, como tal, a reestruturação deveria começar por lá”, defendeu.
Manuel Coelho foi distinguido Oficial da Ordem de Mérito, em 1988, por ter auxiliado centenas de portugueses que, depois da independência de Angola, se viram forçados a fugir para o então Sudoeste Africano (hoje Namíbia).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)