Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Conselho Europeu dominado pela crise portuguesa

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram, esta quinta-feira, em Bruxelas uma cimeira destinada a adoptar um grande pacote de medidas em defesa da Zona Euro, mas que se inicia com uma discussão sobre a crise política portuguesa.
24 de Março de 2011 às 16:49
Sócrates encontra-se em Bruxelas para "defender Portugal"
Sócrates encontra-se em Bruxelas para 'defender Portugal' FOTO: João Miguel Rodrigues

O primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, vai esta quinta-feira explicar aos líderes da União Europeia, reunidos em Bruxelas, os últimos desenvolvimentos políticos em Portugal, nomeadamente o chumbo do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que apresentara há duas semanas aos seus parceiros europeus.

Segundo fontes diplomáticas europeias, a situação política em Portugal deverá pôr algum "sal e pimenta" na reunião de dois dias dos líderes da UE, que irá dar o aval definitivo ao pacote de medidas para estabilizar a economia europeia.

À chegada à sede do Conselho, Sócrates limitou-se a afirmar que se encontra em Bruxelas para "defender Portugal, a moeda única e o projecto europeu, porque alguém tem que pensar no País".

Segundo fonte diplomática, imediatamente antes do início da cimeira, o primeiro-ministro manteve um curto encontro bilateral com a chanceler alemã, Angela Merkel, a pedido desta.

José Sócrates Angela Merkel Bruxelas União Europeia PEC Zona Euro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)