Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Coordenadora de sub-região faz apelo ao sim por e-mail

A coordenadora da sub-região de Saúde de Faro, Lurdes Guerreiro, enviou anteontem aos directores de centros de saúde do Algarve uma mensagem electrónica cujo texto faz a apologia do ‘sim’ no referendo ao aborto.
21 de Janeiro de 2007 às 00:00
Responsável é também directora do Centro de Saúde de Faro
Responsável é também directora do Centro de Saúde de Faro FOTO: Teixeira Marques
A atitude foi ontem criticada pelo movimento ‘Algarve pela Vida’, cujos membros acusam a médica e directora do Centro de Saúde de Faro de “não respeitar o princípio da neutralidade”, ao utilizar o seu cargo na Administração Regional de Saúde (ARS) para passar a mensagem.
Grave, dizem os defensores do ‘não’, é o facto de o ‘e-mail’ ter sido enviado da ARS de Faro e assinado pela coordenadora. “É legítimo que o faça enquanto cidadã, mas não como coordenadora da sub-região de Saúde e muito menos utilizando os ‘e-mails’ e o horário de serviço da ARS”, disse ontem Luís Galante.
Lurdes Guerreiro confirmou ao CM que enviou o ‘e-mail’ e assume essa responsabilidade. “Enviei porque envolvia profissionais de saúde, se fosse pelo ‘não’ também o faria”, referiu. “Se calhar fiz mal, mas foi uma posição que assumi”, acrescentou. Por seu lado, o presidente da ARS, Rui Lourenço, acredita tratar-se de “um equívoco”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)