Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Corrida no PSD para disputa com Rui Rio

Santana Lopes ainda pondera e Pinto Luz é hipótese depois da recusa de Paulo Rangel.
Cristina Rita 7 de Outubro de 2017 às 01:30
Rui Rio
Rui Rio
Pedro Santana Lopes
Pedro Santana Lopes
Rui Rio
Rui Rio
Pedro Santana Lopes
Pedro Santana Lopes
Rui Rio
Rui Rio
Pedro Santana Lopes
Pedro Santana Lopes
O PSD vive dias de autêntico corrupio, com dirigentes a desdobrarem-se em contactos à procura de candidatos à sucessão de Passos Coelho na liderança.

O atual provedor da Santa Casa, Pedro Santana Lopes, está a preparar um programa, mas ainda pondera se vai ou não concorrer à presidência do partido. Rui Rio, antigo autarca do Porto, deve formalizar a sua candidatura no próximo dia 11, em Coimbra, enquanto os apoiantes de Passos ficaram sem candidato ontem, ao fim da manhã.

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel decidiu não se candidatar, invocando razões familiares, surpreendendo muitos sociais-democratas, que já se preparavam para alinhar no combate contra Rui Rio.

Agora, procuram-se alternativas. A mais forte é de Miguel Pinto Luz, ex-líder da distrital de Lisboa. Ao que o CM apurou junto de uma fonte social-democrata, a sua candidatura "é praticamente certa".

Pinto Luz estava ontem a reunir apoios de alguns deputados e vereadores para anunciar a sua decisão. Certo é que até ao conselho nacional de segunda-feira, 9 de outubro, o quadro de candidatos ficará mais claro.

Até lá, contam-se espingardas para o combate interno.

PORMENORES 
Campanha no Orçamento

O PSD vai entrar em campanha interna em pleno debate orçamental no Parlamento, o que obrigará os deputados a desdobrarem-se entre as contas de 2018 e o apoio aos candidatos.

Congresso em janeiro

As eleições diretas do PSD devem realizar-se a 2 de dezembro, o que não dá grande margem para a preparação do congresso entre 5 e 7 de janeiro.

Lista de notáveis

O antigo autarca do Porto, Rui Rio, deve contar com o apoio de figuras como Morais Sarmento e Ângelo Correia na corrida.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)