Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Costa conquista maioria absoluta

António Costa conquistou maioria absoluta. O candidato do PS obteve 44 por cento dos votos (123372), elegendo nove dos dezassete vereadores em Lisboa. “O PS teve hoje um resultado histórico na cidade de Lisboa ao alcançarmos a maioria absoluta”, assinalou o candidato socialista perante uma sala cheia de apoiantes, que o foram apoiar ao Hotel Altis.
12 de Outubro de 2009 às 01:15
Costa conquista maioria absoluta
Costa conquista maioria absoluta

De mãos dadas e erguidas com os candidatos Helena Roseta e com José Sá Fernandes - com quem chegou a acordo antes das eleições -, António Costa subiu ao palanque e fez uma leitura política do resultado destas eleições: “Quem percebeu que unir por Lisboa era o caminho ganhou, quem não quis unir por Lisboa perdeu”, começou por dizer o socialista, que com as contas bem feitas, assegurou: “Este é o melhor resultado de sempre alcançado no concelho de Lisboa e em qualquer tipo de eleição numa lista apresentada pelo Partido Socialista”. E acrescentou: “Esta é a primeira vez desde 1976 que a direita coligada é derrotada nas autárquicas em Lisboa”.

Para António Costa, esta vitória deixa claro que “os cidadaõs preferem o rigor e a seriedade ao amadorismo e à obra para encher o olho”, disse numa clara referência ao seu principal adversário neste acto eleitoral, Santana Lopes. Aliás, confrontando com o facto de o social-democrata estar a ponderar ocupar o lugar de vereador, Costa colocou todos os apoiantes a rir. “Nós sabemos que ele está sempre por aí!”, disse.  

Rivalidades à parte, entre gritos de “vitória”, António Costa assegurou que foi eleito para “trabalhar sem exclusões” e que conta “com todos para servir o povo de Lisboa”.

Nas eleições intercalares de 2007, António Costa conquistou 29,5 por cento dos votos (56751), que lhe valeram 6 mandatos, enquanto nas autárquicas de 2005, o PS, com Manuel Maria Carrilho a cabeça-de-lista, obteve 26,6 por cento dos votos (75022), o equivalente a 5 vereadores.

Ver comentários