Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Costa convence mais os homens e idosos

O novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, toma hoje posse nos Paços do Concelho ainda sem garantias de um acordo à esquerda para a governabilidade da capital.
1 de Agosto de 2007 às 00:00
Costa convence mais os homens e idosos
Costa convence mais os homens e idosos FOTO: António Costa / Lusa
Com seis mandatos eleitos, o perfil do votante no ex-número dois do Governo caracteriza-se por um peso maior do eleitorado masculino, menos escolarizado e mais velho, na faixa etária dos 60 anos ou mais. Segundo uma sondagem Correio da Manhã/Aximage, da estimativa de homens votantes nas eleições intercalares – 43,5 por cento do total de eleitorado – mais de 45 por cento votou no candidato PS.
Neste quadro, no sexo oposto, mais de metade do eleitorado também prefere Costa. Contudo, em comparação com o eleitorado masculino, a percentagem é menor. Num total de 56,5 por cento de mulheres eleitoras, 54,8 por cento assumiu que iria votar no presidente da Câmara de Lisboa, eleito a 15 de Julho.
Na leitura dos dados por faixa etária, Costa convence mais os idosos do sexo masculino, com 60 anos ou mais: de um total de 13,7 por cento de inquiridos, 21,9 por cento prefere o ex-ministro socialista. Por contraponto, no eleitorado feminino, entre 18 e os 29 anos, só 7,3 por cento admitiu o seu voto no novo presidente da autarquia, num universo de 9,9 por cento.
Neste quadro, Costa tem mais apoiantes entre as alfacinhas dos 45 aos 59 anos: 16,9 por cento das eleitoras com estas idades declarou a sua intenção de voto a favor do presidente da capital num total de 13,5 por cento do eleitorado com estas características.
O autarca tem ainda dificuldade em obter o apoio entre os eleitores mais escolarizados, ou seja, com o 12.º ano ou formação académica. E, do universo de 35,3 por cento de votantes com escolaridade até ao 9.º ano, 45,3 vota no candidato socialista. Hoje poderá ser feito um ponto de situação sobre futuros acordos, mas ninguém se quer comprometer com a atribuição de pelouros, nesta fase.
MAIS PORMENORES
DEZ PASSOS
O presidente da Câmara de Lisboa comprometeu-se a concretizar dez medidas que classificou de “dez passos”. No seu discurso de hoje deve fazer referência a essas ideias, nomeadamente, à limpeza da cidade, para avançar a 1 de Setembro, ou ao saneamento das finanças. Amanhã já se reúne com os directores municipais.
GOVERNO
Não será de estranhar que vários ministros e secretários de Estado estejam presentes na tomada de posse de hoje. A contabilização só será feita na cerimónia às 17h00. Só haverá dois discursos: o de António Costa e de Paula Teixeira da Cruz. O procurador-geral da República estará presente.
ACORDOS
As negociações com o Bloco de Esquerda, que elegeu José Sá Fernandes, e Helena Roseta estão longe do fim para António Costa. Que inicialmente desejava uma coligação pós-eleitoral com todos os eleitos à esquerda, ou pelo menos, um acordo de convergência política. A CDU gorou as expectativas do novo presidente há três semanas. Talvez, por isso, o novo presidente ainda não tenha distribuído pelouros pela oposição.
PERFIL DOS SEUS ELEITORES
O eleitorado de António Costa caracteriza-se por ser constituído relativamente por mais homens do que por mulheres, com predominância de eleitores menos escolarizados e mais velhos (homens com mais de 60 anos e mulheres a partir dos 45 anos)
SEXO
Masculino
43,5 % (Total de votantes nas intercalares) 45,2% (Eleitorado de António Costa pelo PS)
Feminino
56,5% (Total de votantes nas intercalares) / 54,8 (Eleitorado de António Costa pelo PS)
IDADE
18 a 29 anos
19,7% (Total de votantes nas intercalares) / 15,5% (Eleitorado de António Costa pelo PS)
30 a 44 anos
21,5% (Total de votantes nas intercalares) / 10,7% (Eleitorado de António Costa pelo PS)
45 a 59 anos
23,2% (Total de votantes nas intercalares) / 25,5% (Eleitorado de António Costa pelo PS)
60 ou mais
35,5% (Total de votantes nas intercalares) / 48,3% (Eleitorado de António Costa pelo PS)
ESCOLARIDADE
Até ao 12.º ano
35,3% (Total de votantes nas intercalares) / 45,3% (Eleitorado de António Costa pelo PS)
Mais que o 12.º ano
64,7% (Total de votantes nas intercalares) / 54,7% (Eleitorado de António Costa pelo PS)
FICHA TÉCNICA DA SONDAGEM
OBJECTIVO: Eleitorado de António Costa
UNIVERSO: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais do concelho de Lisboa
AMOSTRA: Aleatória estratificada (sexo, idade e escolaridade) representativa do universo com 780 entrevistas efectivas
PROPORCIONALIDADE: A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida por reequilibragem amostral.
TAXA DE RESPOSTA: 71,2 por cento. Desvio padrão máximo de 0,018.
TRABALHO DE CAMPO: 10, 11 e 12 de Julho Técnica entrevista telefónica C.A.T.I. (Computer assisted telephone interviewing)
RESPONSABILIDADE DO ESTUDO: Aximage Comunicação e Imagem, Lda. sob a direcção técnica de Jorge de Sá e João Queiroz.
Ver comentários