Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Costa e Roseta assinam acordo

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e o movimento Cidadãos por Lisboa, liderado pela vereadora Helena Roseta, assinaram um acordo de cooperação para colaborar em projectos específicos. A autonomia política, garantem, é para manter.
10 de Setembro de 2008 às 00:30
António Costa e as vereadoras Helena Roseta e Manuela Júdice anunciaram ontem acordo de cooperação
António Costa e as vereadoras Helena Roseta e Manuela Júdice anunciaram ontem acordo de cooperação FOTO: Manuel Moreira

António Costa assegurou que o acordo foi negociado com a salvaguarda da autonomia política dos dois lados. Helena Roseta acrescentou que a parceria não implica "vinculação nas propostas". "Segue o que sempre dissemos: os cidadãos de Lisboa fazem parte da solução e não do problema", disse.

Com este acordo, cujas negociações decorriam desde Maio, Helena Roseta passará a coordenar o projecto ‘Programa Local de Habitação’ em colaboração com os pelouros da Habitação, do Urbanismo e do Património. Manuela Júdice, que substitui o vereador demissionário José Manuel Ramos, assumirá a liderança do projecto ‘Lisboa, encruzilhada de mundos’, em articulação com o presidente.

Enquanto Helena Roseta prescindiu de auferir rendimento por estas funções, Manuela Júdice irá receber o vencimento de um vereador a tempo inteiro.

DISCURSO DIRECTO

"NÃO FALEI NEM TENHO NADA A VER COM O PS", Helena Roseta - Vereadora da Câmara de Lisboa

Correio da Manhã – No início do mandato recusou coligações com o PS. O que mudou?

Helena Roseta – Esta não é uma coligação. É uma tarefa. A lei prevê que o presidente seja coadjuvado nas suas tarefas pelos vereadores.

– Há uma reaproximação ao PS?

– Não falei com o PS nem tenho nada a ver com o PS. Os movimentos de cidadãos têm muitas vantagens. Não me venham com disciplina.

– Há a possibilidade de coligações futuras?

– A lei diz que as coligações podem ser feitas entre partidos políticos.

– Andou a informar-se?

– Sim, porque se para o ano houver um grande entendimento entre forças de esquerda gostaria de estar lá.

PORMENORES

ACORDO COM O PCP

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, manifestou disponibilidade para assinar futuros acordos com outras forças políticas, nomeadamente com o PCP.

SÁ FERNANDES APLAUDE

O vereador Sá Fernandes, do Bloco de Esquerda – a única força política na Câmara que tem aliança com o PS – considerou excelente o acordo com os Cidadãos por Lisboa. "As tentativas de lealdade e convergência são sempre boas", defendeu.

 

  

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)