Maratona só terminará com uma vacina, cuja disponibilidade apontou para a primavera de 2021.
1 / 3
O primeiro-ministro disse esta terça-feira encarar a luta contra a pandemia de covid-19 como "uma maratona e não uma corrida de 100 metros", que só terminará com uma vacina, cuja disponibilidade apontou para a primavera de 2021.
Em resposta à bancada do PSD - esta terça-feira foi o deputado e médico Ricardo Baptista Leite a protagonizar o debate e não o líder, Rui Rio - sobre as faltas de material de proteção dos profissionais de saúde, Costa anunciou a colaboração com a indústria nacional.
"Simultaneamente a estarmos a encomendar, também estamos a trabalhar com a indústria nacional para procurar responder a um conjunto de necessidades", afirmou.
Como exemplo, disse que o Centro de Engenharia e de Automóvel e Aeronáutica está a trabalhar "a 100%" para criar um protótipo de ventilador que, em conjunto com outras empresas nacionais, poderia permitir começar a testar, nas próximas semanas, a construção nacional de ventiladores.
"Há um conjunto de empresas ou laboratórios de investigação a desenvolver protótipos de testes rápidos para massificar estes testes", referiu, por outro lado.
O primeiro-ministro apontou ainda que, em conjunto com o centro tecnológico do têxtil e do vestuário, o Governo está a trabalhar para que empresas atualmente sem atividade reorientem a sua produção para o fabrico de máscaras e outro equipamento de proteção individual.
"Este esforço é essencial não só para o curto prazo, mas por estarmos a percorrer uma maratona. Tal como acontece nas economias de guerra, onde muitas das atividades industriais são reorientadas para produção de material bélico, também agora temos de reorientar muita da atividade tradicional para esta situação", afirmou.
António Costa voltou a saudar o espírito de "unidade nacional" entre os partidos neste tema e deixou quase a certeza de que será necessário prolongar o estado de emergência que vigora até 02 de abril.
"À data de hoje, e com os dados que conhecemos hoje, as razões que determinaram na semana passada o estado de emergência subsistirão no dia 02 de abril e ele terá de ser prosseguido", afirmou.
Segundo António Costa, o desafio do combate ao novo coronavírus tem de ser encarado "não como uma corrida de 100 metros, mas como uma maratona".
"Um combate que vamos ter de travar seguramente até ter uma vacina disponível, diria que na primavera do próximo ano, ou os médicos terem identificado um tratamento mais eficaz", afirmou.
O primeiro-ministro destacou a importância de existir também uma participação portuguesa no consórcio europeu que está a trabalhar numa vacina.
"Brevemente, a Direção Geral de Saúde vai passar a libertar dados anonimizados para que poder escalar a capacidade de investigação", apontou ainda.
Na sua intervenção inicial, o vice-presidente da bancada do PSD Baptista Leite reiterou a postura colaborante do partido: "Neste momento somos companheiros, somos camaradas, somos esquerda, somos direita, temos de ser portugueses".
O deputado e médico reforçou o apelo aos portugueses para que cumpram o isolamento, dizendo que "o impacto económico e social será muito diferente se a situação durar quatro semanas ou quatro meses".
Baptista Leite chamou a atenção para a necessidade de reforçar a proteção dos que estão "na linha da frente do combate", os profissionais de saúde, com Costa a elencar detalhadamente a lista do material já encomendado pelo Governo português ao nível das batas, fatos de proteção, luvas, máscaras e toucas.
Ricardo Baptista Leite alertou ainda que, quando forem levantadas as medidas de isolamento social, Portugal corre o risco de enfrentar uma segunda vaga da pandemia, "um segundo tsunami".
"Só há um país que aparentemente conseguiu travar essa segunda vaga, a Coreia do Sul", afirmou, apontando que tal se deveu à realização massiva de testes.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, há 33 mortes e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista mais 302 casos do que na segunda-feira. O país encontra-se em estado de emergência até às 23:59 de 02 de abril.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.