Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Costa faz balanço positivo das celebrações em Paris

Afirma que ensino do português em França é oportunidade para muitos professores.
12 de Junho de 2016 às 19:54
O primeiro-ministro António Costa
O primeiro-ministro António Costa FOTO: ETIENNE LAURENT/EPA
O primeiro-ministro fez este domingo "um balanço francamente positivo" das celebrações do Dia de Portugal em Paris e destacou o compromisso do Presidente francês sobre o ensino do português, considerando que é uma oportunidade para muitos professores.

Em declarações aos jornalistas, antes de regressar a Lisboa, António Costa referiu que em breve serão marcadas "as reuniões do grupo técnico que existe entre Portugal e França para o alargamento da presença do português" como língua de aprendizagem nas escolas francesas.

"Isto é obviamente muito importante para a difusão da nossa língua. É também uma oportunidade de trabalho para muitos professores de português que, por via das alterações demográficas, hoje não têm trabalho em Portugal e que podem encontrar aqui, mas é também um grande desafio para a nossa tecnologia e para a capacidade de fomentar o ensino à distância", considerou.

Segundo António Costa, esse compromisso significa que a França reconhece o português como "uma das grandes línguas globais" e "o valor económico, social, cultural que hoje a língua portuguesa tem".
Dia de Portugal Paris António Costa Lisboa emigrantes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)