Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

CPLP: Portugal deve procurar solução para facilitar vistos

Murade Murargy afirmou que a facilitação de vistos é uma das suas grandes prioridades.
23 de Fevereiro de 2016 às 16:31
O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Murade Murargy
O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Murade Murargy FOTO: Vítor Mota

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) quer resolver a facilitação de vistos para empresários na próxima cimeira e considera que Portugal deve encontrar uma solução para contornar o facto de pertencer ao espaço Schengen.

Em declarações à Lusa, Murade Murargy afirmou que a facilitação de vistos é uma das suas grandes prioridades. "É um ponto em que eu tenho de me bater até eu deixar a CPLP, em julho, a ver se conseguimos que pelo menos essa parte dos empresários", disse, aludindo depois às categorias que foram aprovadas na cimeira da organização lusófona.

"Se os ministros [dos Negócios Estrangeiros] respetivos não tomarem [essa iniciativa], vou ver se uso as faculdades que ainda me são garantidas pelos estatutos para eu propor ao conselho de ministros que haja de facto uma decisão sobre os vistos para empresários, para os estudantes, os artistas, os desportistas, os jornalistas", disse.

Na conferência de Brasília, os chefes de Estado e de Governo da CPLP aprovaram, a 31 de julho de 2002, o "acordo sobre concessão de vistos de múltiplas entradas para determinadas categorias de pessoas".

"Os cidadãos de um dos Estados-membros da CPLP, portadores de passaporte comum válido que sejam homens e mulheres de negócios, profissionais liberais, cientistas, investigadores/ pesquisadores, desportistas, jornalistas e agentes de cultura/ artistas, ficam habilitados a vistos para múltiplas entradas em qualquer dos outros Estados-membros da Comunidade, com a duração mínima de um ano", lê-se no artigo 1.º do acordo.

Murade Murargy pretende levar este tema à reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, que decorre em Lisboa em março, e que pretende preparar a realização da próxima cimeira da CPLP, que deverá decorrer em julho, no Brasil.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)