page view

Artigo exclusivo

Cravinho ignorou aviso de secretário de Estado. CM revela documento

Atual ministro dos Negócios Estrangeiros disse ao MP que Seguro Sanches acompanhava a despesa no Hospital Militar de Belém, mas, apesar do alerta de Seguro Sanches, nomeou Alberto Coelho presidente de uma empresa.

20 de setembro de 2023 às 01:30

1 / 4

Despacho
Despacho
Jorge Seguro Sanches, ex-governante
Jorge Seguro Sanches, ex-governante
Alberto Coelho, ex-diretor-geral
Alberto Coelho, ex-diretor-geral ANTÓNIO PEDRO SANTOS/lusa
João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM

Por despacho de 22 de junho de 2020, Seguro Sanches informou Cravinho de que, segundo um ofício de 1 de julho desse ano da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), então liderada por Coelho, a estimativa inicial da obra de 750 mil euros atingiu um custo de 2,59 milhões de euros e que a DGRDN adjudicara obras sem autorização ministerial. Por isso, o então secretário de Estado da Defesa propôs ao então ministro da Defesa que fosse proposta uma auditoria à Inspeção-Geral da Defesa.

No dia seguinte, 23 de julho, Cravinho concordou com a proposta e anotou no despacho de Seguro Sanches: “Visto com elevada preocupação”. Mesmo assim, um ano depois, em julho de 2021, Cravinho nomeou Coelho presidente da Empordef - Tecnologias de Informação. Na resposta dada agora ao MP, Cravinho afirmou que, “naquele momento”, não tinha motivos para pensar que Coelho “não continuava a ser uma pessoa válida, capaz de continuar a contribuir para os objetivos do Ministério da Defesa”. E disse também que não reconduziu Coelho, como diretor da DGRDN, porque “não estava satisfeito com a sua condução do processo do Hospital Militar de Belém”. No Parlamento, em julho de 2021, Cravinho elogiou-o.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8