Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Cunhal anti-stripper

"És muito ingénuo, pois que mulher se sujeitaria àquelas poses indecorosas e ordinárias a não ser numa situação de exploração vexatória no contexto do baixo negócio do sexo?". A frase é atribuída a Álvaro Cunhal, por Carlos Brito, em ‘Sete Fôlegos do Combatente’ e inclui-se num dos episódios picarescos do livro de memórias. Aconteceu numa visita à Hungria, em 1970, em que se destaca a identidade de pontos de vista com Janos Kadar, mas marca distância em relação à ‘abertura’ que ficou na história como ‘comunismo goulash’.
22 de Maio de 2010 às 00:30
Ao lado de Álvaro Cunhal, Carlos Brito acompanhou “os seus sobressaltos ideológicos e viragens tácticas”. As histórias são agora contadas num livro cheio de revelações
Ao lado de Álvaro Cunhal, Carlos Brito acompanhou “os seus sobressaltos ideológicos e viragens tácticas”. As histórias são agora contadas num livro cheio de revelações FOTO: d.r.

As oito páginas dedicadas às viagens em que Carlos Brito acompanhou Cunhal à Hungria e à Roménia são preciosas. Depois de recebidos por Kadar, um funcionário levou-os a um cabaré. O striptease de "uma bela magiar" incomodou Cunhal que disse o que sentia ao anfitrião. Por resposta, ouviu: "Agora trazemos aqui todas as delegações mais importantes e não tem havido protestos". Para Brito reservou a mais forte invectiva: "Queres dizer que não vende o corpo, mas faz dele uma exibição reles com atitudes obscenas, como modo de ganhar a vida".

Da Roménia, onde constataram "o pendor policial do regime", vale o comentário de Cunhal durante a noitada em que os dois prepararam uma conferência anticolonial em Roma, perante vigilância intrigada de polícias romenos: "Estão com medo de que estejamos a preparar um atentado contra Ceausescu".

FRASES DE CUNHAL

"No Partido não há amigos, somos todos camaradas"

"O que é lamentável é que os camarada espanhóis se aproveitem para pressionarem o PCUS, os checos e a RDA para que a solidariedade internacional seja concentrada no Partido Comunista de Espanha, em detrimento do nosso partido, com o argumento de que quando o franquismo cair, Salazar cai por arrastamento, o que está para se ver"

"Não se incomodem, pois o meu organismo tem uma virtude: Quando tomo uma decisão, ele geralmente acompanha-me"

Ver comentários