Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Decisão da Guiné Equatorial na CPLP adiada

A adesão da Guiné Equatorial à CPLP não será decidida na cimeira que arranca esta sexta-feira em Angola. A garantia foi dada por José Sócrates que afirma ser necessário estudar o pedido e só depois será tomada uma decisão.
23 de Julho de 2010 às 10:31
Sócrates adia decisão da Guiné Equatorial
Sócrates adia decisão da Guiné Equatorial FOTO: Diogo Pinto

A VIII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) terá como temas fortes a situação da Guiné-Bissau e as prioridades para os próximos dois anos, sob a presidência angolana.

Quanto à questão da Guiné Equatorial, o primeiro-ministro foi claro: É que amanhã (sexta-feira) vamos analisar o pedido e dizer que recebemos com agrado, é o mínimo que pudemos fazer para um país e um povo que quer aderir a uma comunidade de países de expressão portuguesa”, acrescentando que nenhuma decisão será tomada no decorrer desta Cimeira, dado que “esse pedido tem agora de ser analisado à luz daquilo que são os critérios e os estatutos da CPLP”.

 

O país é o terceiro maior exportador de petróleo em África mas o regime político é fortemente contestado, uma vez que tem um presidente – Teodoro Obiang – instalado no poder há 30 anos.

 

O encontro dos líderes de países de expressão portuguesa não conta com a presença dos presidentes dos Brasil e de Timor-Leste derivado a questões de agenda interna.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)