Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Defesa: "Está tudo pronto" para haver promoções

O ministro da Defesa adiantou esta terça-feira que "está tudo pronto" para serem desbloqueadas as promoções definidas pelos ramos das Forças Armadas e que o Governo irá aprovar esta decisão "a breve trecho". José Pedro Aguiar-Branco garantiu ainda uma "solução definitiva" para Fundo de Pensões até fim de Julho.
26 de Junho de 2012 às 14:21
Ministro Aguiar-Branco garante que relação com associações de militares é normal
Ministro Aguiar-Branco garante que relação com associações de militares é normal FOTO: d.r.

"Foi feito um trabalho conjunto entre o Ministério e as chefias, já está ultimado, depois da aprovação do Orçamento rectificativo foi ainda feito um apuro em malha fina e agora o Governo irá a breve trecho fazer a respectiva aprovação", afirmou o governante.

O ministro da Defesa falava aos jornalistas no final da tomada de posse do novo director-geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres, depois de questionado sobre o descongelamento das promoções de militares.

Questionado sobre o que é que tem atrasado este processo, que já se arrasta há vários meses, Aguiar-Branco disse que há aspetos que "nem sempre correm com a celeridade burocrática que é necessária".

No entanto, sublinhou, "está tudo pronto" para que possa haver promoções.

Os três ramos das Forças Armadas apontam para a necessidade de cerca de 5000 promoções no total, que deverão ser generalizadas, como têm dito os chefes militares e o Governo, a todos os postos.

Já questionado sobre o relacionamento do Ministério da Defesa com as associações socioprofissionais de militares, que na segunda-feira (sargentos e praças) entregaram uma moção na residência oficial do primeiro-ministro, Aguiar-Branco disse decorrer normalmente e com reuniões de dois em dois meses.

"O senhor director-geral [de Pessoal e Recrutamento Militar] tem desde Março uma indicação nossa, e tem-no feito, de receber bimestralmente as associações e sempre que seja necessário, em matéria que seja adequada, recebê-los-emos", assegurou.

Militares Defesa Pensões Promoções
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)